III Semana da Panificação e Confeitaria do Amazonas reúne capacitação, inovação e torneio gastronômico em Manaus
Manaus recebe, nos dias 8, 9 e 10 de julho, a III Semana da Panificação e Confeitaria do Amazonas, um dos principais eventos voltados ao fortalecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva da panificação, confeitaria e segmentos correlatos no estado. Promovida pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Amazonas (SINDPAM), a programação será realizada no SESI – Clube do Trabalhador, no bairro Coroado, das 14h às 21h.
Ao longo dos três dias, empresários, profissionais, estudantes, fornecedores e empreendedores terão acesso a uma programação diversificada, composta por palestras, oficinas, aulas-show e exposições de produtos, serviços, equipamentos e soluções para o setor. A expectativa é reunir cerca de 5 mil participantes, consolidando o evento como um importante ambiente de qualificação profissional, networking e geração de negócios.
Para a presidente do SINDPAM, Zeina Russo, a Semana da Panificação e Confeitaria do Amazonas se consolidou como um importante instrumento de fortalecimento do setor no estado.
“A indústria da panificação e confeitaria desempenha um papel fundamental na geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico do Amazonas. A Semana da Panificação foi criada justamente para fortalecer esse segmento, promovendo capacitação, inovação, integração entre empresas e valorização dos profissionais. Estamos preparando uma edição especial, com conteúdos relevantes para empresários e equipes, além de um torneio que celebra a criatividade e a excelência técnica dos nossos talentos. Nosso objetivo é contribuir para que o setor continue crescendo de forma cada vez mais profissional e competitiva”, afirma Zeina Russo, presidente do SINDPAM.
Entre os destaques desta edição estão as aulas-show ministradas por chefs convidados, especialistas reconhecidos em suas áreas de atuação, que apresentarão técnicas, tendências e inovações aplicadas à panificação e confeitaria. A programação também contará com palestras e uma oficina especialmente voltadas para liderança, gestão e desenvolvimento de equipes, temas cada vez mais estratégicos para a competitividade das empresas do segmento.
Outro grande atrativo será o III Torneio de Panificação, Confeitaria e Pizza do Amazonas, que neste ano terá como inspiração a temática da Copa do Mundo. A competição reunirá profissionais e talentos do setor em três categorias: Panificação, Confeitaria e Pizza, realizadas respectivamente nos dias 8, 9 e 10 de julho.
Além de estimular a criatividade, a inovação e o aperfeiçoamento técnico dos participantes, o torneio distribuirá premiações para os profissionais e para os estabelecimentos representados, valorizando o talento local e incentivando a excelência na produção. A expectativa da organização é contar com competidores de alto nível, proporcionando ao público demonstrações técnicas, troca de experiências e inspiração para novas criações.
O evento contará ainda com um salão de expositores, reunindo empresas fornecedoras de insumos, equipamentos, tecnologia e serviços especializados, criando oportunidades para novos negócios, parcerias estratégicas e atualização sobre as principais tendências do mercado.
A abertura oficial da III Semana da Panificação e Confeitaria do Amazonas acontecerá no dia 8 de julho, às 14h, em uma solenidade alusiva ao Dia do Panificador. O momento reunirá autoridades, representantes do setor produtivo, parceiros institucionais, imprensa, associados e convidados, seguido de um coquetel de confraternização.
Voltada para empresários, proprietários de panificadoras, padarias, confeitarias, cafeterias, cafés regionais, docerias e negócios afins, a Semana da Panificação também contempla colaboradores do setor, padeiros, confeiteiros, pizzaiolos, baristas, estudantes e empreendedores interessados em ingressar ou ampliar sua atuação no mercado.
Mais do que um evento técnico, a Semana da Panificação e Confeitaria do Amazonas se consolida como um espaço de valorização da indústria regional, incentivando a atualização profissional, a inovação e o fortalecimento das empresas que movimentam um dos segmentos mais tradicionais e importantes da economia amazonense.
PROGRAMAÇÃO
Solenidade de Abertura
08 de julho | 14h
Evento destinado a autoridades, imprensa, formadores de opinião, parceiros, associados e convidados.
Programação Técnica
08, 09 e 10 de julho de 2026
- Palestras técnicas e de gestão;
- Aulas-show com chefs convidados;
- Oficina para líderes e gestores;
- Salão de expositores;
- III Torneio de Panificação, Confeitaria e Pizza do Amazonas.
PATROCINADORES
- Trigolar
- Trigo Dona Maria
- Natan Congelados
- FM Fornos
APOIO INSTITUCIONAL
- FIEAM
- SEBRAE
