Homens presos em caixa d’água são resgatados em Manaus após intoxicação

Dois homens foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) nesta segunda-feira (29) após ficarem presos a cerca de 20 metros de altura em uma caixa d’água no bairro Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus. As vítimas teriam se intoxicado durante a pintura do equipamento.
Especialistas em salvamento em altura foram acionados e utilizaram técnicas verticais de içamento com multiplicação de força e contrapeso para elevar as vítimas até o topo da caixa d’água e depois realizar a descida utilizando a técnica bombeiro-vítima. Para acessar o local, os militares também empregaram cilindros de oxigênio, dada a baixa concentração do ar dentro do reservatório.
De acordo com o tenente Daniel Araújo, comandante do 6º Grupamento Bombeiro Militar e especialista em salvamento em altura, “o contato prolongado das vítimas com o ambiente de baixo oxigênio poderia ter levado à morte”.
No total, oito militares e três viaturas do CBMAM, além de uma equipe do SAMU, participaram da operação. As vítimas estavam inconscientes no momento do resgate, mas recuperaram a consciência logo após serem retiradas. Elas receberam Atendimento Pré-Hospitalar (APH) no local e foram encaminhadas a unidades de saúde para atendimento especializado.
O CBMAM reforça que, em situações de emergência, a população deve ligar imediatamente para o 193.