logo Amazônia ON
Notícia

Marinha realiza aula de prevenção de afogamentos para crianças e adolescentes do projeto AFAM em Manaus neste sábado

Marinha realiza aula de prevenção de afogamentos para crianças e adolescentes do projeto AFAM em Manaus neste sábado


Atividade ocorrerá nas piscinas da Ufam e integra ações de prevenção de afogamentos e formação cidadã

O projeto Alfabetização Aquática no Amazonas (AFAM) realiza, neste sábado (27), a partir das 8h, uma vivência prática nas piscinas da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Feff/Ufam), fortalecendo a missão de educação preventiva voltada à segurança aquática infantil. A atividade contará com a presença da Marinha do Brasil, ampliando os ensinamentos sobre prevenção de afogamentos e resgate seguro para as crianças e seus responsáveis, em continuidade às ações iniciadas com o Corpo de Bombeiros do Amazonas.

A Marinha do Brasil participa das atividades do projeto AFAM com ações voltadas à segurança em ambientes aquáticos. Entre os recursos apresentados estão o aplicativo Navseg, utilizado para monitoramento de embarcações, e o número de emergência 185, voltado ao atendimento em situações de risco. Para a coordenadora do projeto, professora doutora Karla de Jesus, essas ferramentas, somadas à presença dos militares nas vivências práticas, fazem parte do conteúdo transmitido aos alunos.

“A colaboração da Marinha do Brasil é fundamental. Os militares, com sua experiência em ambientes aquáticos, atuam na prevenção e resgate de afogamentos mediante salvamento, fiscalização da navegação e campanhas educativas. A participação deles garante que as crianças recebam uma formação robusta e segura, baseada em protocolos de segurança e disciplina. A presença da Marinha do Brasil não apenas legitima a seriedade do nosso trabalho, mas também transmite aos alunos e suas famílias uma sensação de segurança e confiança”, enfatiza.

Já a professora doutora Kelly de Jesus, que também coordena o projeto AFAM, destaca que a presença da Marinha do Brasil, ao lado do Corpo de Bombeiros, representa um avanço importante na formação de crianças mais preparadas para lidar com os riscos da água. Ela reforça que a articulação entre educação e forças de salvamento é decisiva para o impacto do projeto. “O projeto Alfabetização Aquática no Amazonas tem um impacto extremamente significativo e positivo na proteção de crianças contra afogamentos, principalmente devido à colaboração essencial com os órgãos que atuam na prevenção e resgate de afogamentos como a Marinha do Brasil e Corpo de Bombeiros”, destaca.

A realidade amazônica impõe desafios únicos à segurança infantil, especialmente em relação ao contato cotidiano com ambientes aquáticos. Com rios, igarapés e lagos integrando a paisagem urbana e rural, o risco de afogamentos entre crianças é uma preocupação constante para famílias e educadores. É nesse cenário que o projeto AFAM se consolida como uma iniciativa estratégica, ao unir educação, prevenção e cidadania por meio de vivências práticas e parcerias institucionais. 

“Na água, o foco é a segurança pessoal. As crianças aprendem noções básicas de flutuação, respiração e primeiros socorros, além de como agir com calma em situações de risco. Fora da água, a convivência com a Marinha e o Corpo de Bombeiros reforça valores como disciplina, trabalho em equipe e responsabilidade. Essas vivências ampliam a formação escolar e preparam os alunos para lidar com os desafios do cotidiano de forma mais segura”, conclui a professora Karla.