Secom do Amazonas e a “Panelinhaâ€, não paga dÃvida

Depois de denúncias de “RACHADINHA”, na cúpula de comunicação do Governo do Amazonas, onde só se consegue, apoio institucional, se dividir a grana, agora vem denúncias de que que a secretaria, que vou declinar o nome, não paga os diretos de quem é demitido. Um exemplo é a situação do Jornalista cinematográfico Bosco Freitas. Ele prestou oito meses de serviços na Secretaria de Comunicação e por telefone foi desligado, mas foi avisado que receberia seus direitos. Pasmem! três meses depois, ele ainda aguarda pela indenização. Fazer acordo de “Rachadinha”, tem gente que se submete e faz, ou seja, aceita quem quiser, agora deixar de pagar os direitos trabalhistas de um jornalista, ai já é absurdo.
Prefeito autoritário
O jornalista Leandro Marques fazer uma reportagem, que mostravam a situação de aglomeração e a confusão na entrega do benefício auxilio enchente em Itacoatiara. É correspondente da Rede Amazônica no município e foi agredido por assessores a mando do prefeito Mário Abrahim (PSC), de Itacoatiara.
O repórter e o cinegrafista gravaram as agressões, que foram feitas por três assessores do prefeito. O trio iniciou com agressões verbais e depois fisicamente. Ele teve o equipamento jogado no chão, levou um soco no estômago e, junto com o cinegrafista, foi expulso do CRAS de Itacoatiara.
Parte da agressão foi gravada
O vídeo começa com um assessor que aparece ameaçando o repórter:
- (...) Eu vou dizer uma coisa pra ti, se sair uma vírgula, uma vírgula falando mal do prefeito Mario Ibrahim, se sair uma vírgula, vou pegar-lhe uma surra. Tá bom? Dê o fora daqui.
Em seguida, o homem dá um tapa no repórter, que derruba o equipamento de gravação.
Depois, o repórter Leandro Marques aparece no vídeo: --Não toque mais em mim. Não toque em mim. Se tocar em mim, vai piorar a situação.
O outro assessor responde: -- Por que vai piorar? Vai me bater?
O repórter fala: -- Como é o nome dele por favor?
De novo, o outro assessor: -- Por que você não vai perguntar dele lá?
Após a discussão, o repórter levou o soco no estômago e a equipe foi expulsa do local.
Matéria mostrou a bagunça
Leandro Marques havia retornado ao local para acompanhar a distribuição do auxílio enchente, onde mostrou a bagunça, por isso ele já havia sido ameaçado de agressão e também de morte, depois que a matéria foi ao ar. Um absurdo e não é com nota de esclarecimento, que vai resolver. Resolve apresentar os agressores, demiti-los e processa-los.
Sindicato repudia agressão
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM, repudia por meio desta, a agressão e ameaça de morte realizadas por assessores do prefeito Mário Abrahim contra o repórter Leandro Marques, correspondente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão no município de Itacoatiara, no Amazonas.
A entidade que representa os jornalistas amazonenses destaca a importância do respeito que as autoridades públicas devem ter ao livre exercício profissional, bem como à liberdade do trabalho da imprensa para que a sociedade possa ser bem informada.
A direção do Sindicato solidariza-se com o repórter Leandro Marques, e coloca-se à disposição para acompanhar o desdobramento dos fatos na violência praticada contra o correspondente da rede de comunicação e ao jornalismo.
Manaus, 24 de junho de 2021.
Diretoria
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DO AMAZONAS – SJP/AM
Deputado fala em liberdade de Imprensa
NOTA DE REPÚDIO
Venho veementemente repudiar o ato covarde e criminoso praticado contra o repórter Leandro Marques da Rede Amazônica em Itacoatiara quando em exercício de sua função, foi agredido e ameaçado de morte. Atitude como essa além de ser repugnante e desprezível, é um atentado à liberdade de imprensa e direito à informação.
Nota de Esclarecimento da Prefeitura