Leia na Coluna do Ari Motta: Cheia não invadiu Eduardo Ribeiro, apenas a natureza cobrou seu espaço. Lixo jogado nas ruas invadem os igarapé de Manaus e ainda Tite convoca seleção brasileira para se manter no emprego

Cheia não invadiu Eduardo Ribeiro, cobrou a conta
O que se vê e se ouve muito hoje em Manaus é que a cheia atingiu o centro de Manaus, mas o Rio Negro esta apenas seguindo o curso natural, pois o que ninguém informa é que em 1892 quando assumiu o governo do Amazonas o maranhense Eduardo Ribeiro, Manaus inteira passou por inúmeras transformações, especialmente porque a capital vivia em um momento financeiro positivo com a exportação da borracha e precisava atrair mão-de-obra e capital estrangeiro.
Então para modernizar a cidade Eduardo Ribeiro, deu continuidade a um projeto já iniciado por outros administradores, que foi aterrar o Igarapé do Espirito Santo, um braço do Rio Negro, que começava onde hoje é o Instituto de Educação do Amazonas e desembocava no hoje Porto de Manaus (Rodwey).
Em 1982, o governador autorizou o aterramento de alguns igarapés, incluindo o do Espírito. Nas suas mensagens, Ribeiro cita a via, primeiramente, como "Avenida do Palácio" e após seu falecimento e em homenagem a ele, recebeu o nome do Governador, Eduardo Ribeiro.
O que ninguém combinou, foi com a natureza, que a cada subida do rios toma posse do que é seu, muitas das vezes nem chegamos a ver, mas as galerias embaixo do asfalto, onde o igarapé ainda corre, ficam alagadas e algumas vezes transborda, pois a natureza cobra a conta.
Natureza sofre
Manaus tem 60 quilômetros de orla e diariamente cerca de 27 toneladas de resíduo sólido, são retirados diariamente pelas equipes da secretaria de limpeza de municipal. As ações são constantes na Manaus Moderna, Educandos, Colônia Oliveira Machado, mas o secretario municipal de limpeza Sabá Reis diz que tudo isso pode ser evitado com a colaboração da população, em não descartar lixo irregular nos rios e igarapés. Todo o lixo descartado de forma irregular, segue para os rios e igarapé, até mesmo um simples copinho descartável, que acreditamos não fazer mal nenhum, serve para entupir bueiros, para o assoreamento dos igarapés, enfim.
Tite que manter emprego
´só o que o técnico da seleção Tite que com essa escalação. Ele anunciou os convocados da Seleção Brasileira para os jogos contra o Equador e Paraguai, válidos pelas Eliminatórias Sul-americana da Copa do Mundo do Catar, em 2022.
A novidade está por conta do zagueiro Lucas Veríssimo, atualmente no Benfica, de Portugal. Serão os dois últimos confrontos da seleção antes da Copa América, programada para o período de 13 a 20 de julho.
Na relação de Tite estão somente três jogadores que atuam no futebol brasileiro: Gabigol e Everton Ribeiro, do Flamengo, e Daniel Alves, do São Paulo. Amigos a seleção já lidera as Elimiantórias Sul- Americanas, está com 100% de aproveitamento: venceu Bolívia, Peru, Venezuela e Urug uai, mas não joga desde o final de novembro do ano passado, em razão da pandemia do novo coronavírus. Agora é necessário renovação essa turma que não tem mais idade para jogar uma Copa, deveria ser esquecida, bem como aqueles que já tiveram oportunidade de atuar inclusive na Copa e não renderam nada, como é o caso desse Gabriel Jesus. Veja a relação e comente.
Goleiros
Alisson – Liverpool (ING)
Ederson – Manchester City (ING)
Weverton – Palmeiras
Laterais
Dani Alves – São Paulo
Danilo – Juventus (ITA)
Alex Sandro – Juventus (ITA)
Renan Lodi – Atlético de Madrid (ESP)
Zagueiros
Éder Militão – Real Madrid (ESP)
Lucas Veríssimo – Benfica (PT)
Marquinhos – PSG (FRA)
Thiago Silva – Chelsea (ING)
Meio-campistas
Lucas Pauetá –
Casemiro – Real Madrid (ESP)
Douglas Luiz – Aston Villa (ING)
Everton Ribeiro – Flamengo
Fabinho – Liverpool (ING)
Fred – Manchester United (ING)
Atacantes
Neymar Jr – PSG (FRA)
Richarlison – Everton (ING)
Vinícius Júnior – Real Madrid (ESP)
Gabriel Jesus – Manchester City (ING)
Roberto Firmino – Liverpool (ING)