Publicidade


Equipe da Secretaria de Saúde atua na reorganização e otimização da rede de assistência do Estado


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Durante todo o domingo (25/10), a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), coordenada pelo titular da pasta, Marcellus Campêlo, esteve no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, acompanhando o início das ações do plano de reorganização e otimização da rede de saúde do Estado. Com o plano, a SES-AM pretende potencializar a resolutividade dos atendimentos que mais exercem pressão sobre os HPSs 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, como problemas ortopédicos, de vias biliares e vasculares.

A partir de segunda-feira (26/10), têm início as cirurgias ortopédicas de segundo turno, que serão realizadas nos três principais HPSs de Manaus, no período noturno e nos fins de semana. A meta é realizar, em 30 dias, cerca de 180 procedimentos de ortopedia, além dos procedimentos já realizados na rotina das unidades.

“Os três prontos-socorros estarão simultaneamente fazendo essa operação. Nós estamos inovando, vamos ocupar um horário diferenciado para essas cirurgias. Das 19h às 1h, utilizando um tempo e um espaço ocioso da unidade de saúde”, explicou o secretário.

A SES-AM está mapeando pacientes ortopédicos que estão internados em hospitais e prontos-socorros, aguardando por cirurgias eletivas. A ação vai permitir desospitalizar esses pacientes, que não se enquadram mais no perfil de urgência, inserindo-os em um fluxo para a realização de cirurgia e permitindo o melhor uso dos leitos clínicos dessas unidades.

Neste domingo, o HPS 28 de Agosto também recebeu dez aparelhos perfuradores, que serão utilizados nas cirurgias ortopédicas. A secretaria adquiriu, por meio de ata de registro de preço, 35 unidades do equipamento para esses procedimentos.

Planejamento – O mesmo trabalho de desospitalização será adotado para pacientes que aguardam procedimentos vasculares de baixa e média complexidade e de vias biliares (retirada de pedra na vesícula).

Para isso, outras unidades da rede estadual, como o Geraldo da Rocha, irão oferecer leitos de retaguarda para pacientes Covid-19 sem o vírus ativo e que necessitam de procedimentos vasculares menos complexos, por exemplo aqueles que necessitam de atendimento para pé diabético.

Neste final de semana, a unidade já começou a receber os primeiros pacientes vasculares e clínicos, liberando um total de 12 leitos, oito no HPS 28 de Agosto e quatro no HPS Platão Araújo.

Esforços em rede – Além do HPS 28 de Agosto e do Hospital Geraldo da Rocha, esse novo fluxo de cirurgias ortopédicas, de vias biliares e vasculares vai conjugar esforços das equipes dos prontos-socorros João Lúcio; Platão Araújo; Delphina Aziz (com exames); Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), que vai realizar as cirurgias de alta complexidade; Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) e Hospital Beneficente Português.

Síndromes Gripais – O planejamento desenhado pelos técnicos da SES-AM visa também preparar a rede para um possível crescimento no número de hospitalizações com o início da sazonalidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a partir da ocorrência mais frequente de chuvas em Manaus, que geralmente é acompanhada pelo aparecimento de infecções respiratórias.

“Estamos observando aumento nas internações e permanência de longa duração no hospital Delphina Aziz, onde parte dos internados já saiu do período de transmissibilidade. Para isso estamos fazendo uma ação de desospitalização do Delphina e precisamos abrir leitos na retaguarda da rede”, disse Campêlo.

Para o período sazonal das síndromes gripais, que acontece de novembro a junho, há também a previsão do aumento do número de leitos no Hospital Delphina Aziz e nas outras unidades de referência, em cinco fases, conforme a taxa de ocupação de leitos.

O plano será apresentado ao governador Wilson Lima nesta segunda-feira (26/10), em reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, e também encaminhado para conhecimento dos órgãos de controle e da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Adílson Batista acerta com o Amazonas para o Brasileirão Série B

Adílson Batista acerta com o Amazonas para o Bras...


Confira quem pode liderar o pódio e vencer a edição

Confira quem pode liderar o pódio e vencer a edi...


PF diz que corpos achados em embarcação no Pará são de africanos

PF diz que corpos achados em embarcação no Pará...