Todo Mundo tá Chorando, partiu o Poeta Versador


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

O poeta Emerson Maia, 66 anos, não está mais entre nós, faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).  Autor de toadas antológicas, como “Lamento de raça”, “Sentei junto ao pé da roseira”, “Indio”, “Flor de Tucumã”, “Rio Amazonas”, entre outras do Boi Bumbá Garantido. Reconhecidamente um poeta, foi levantador, Amo e chegou a vice presidente do Boi.
Reconhecido sim pelo seu povo parintinense, amigos e artistas, mas faltou das atuas diretorias do Garantido o respeito a esse artista, que passou cerca de dez anos sem apresentar uma “Toada” no Boi Vermelho e Branco, devido à falta de respeito com ele.
Emerso Maia merecia um busto na cidade Garantido em vida, mas apesar de todo o talento faltou esse reconhecimento. Só para se ter uma ideia no ano passado, protestando por não ter toadas aceitas no playlist oficial do bumbá, mudou-se para o Caprichoso. Como pode alguém não aceitar uma toada de Emerson Maia.
Hoje todos inclusive aqueles que lhe viraram as costas, vão prestar homenagens, bem como aqueles que ele ajudou e conseguiram ser alguém no Boi, mas depois sumiram, porém a consciência vai fazer lembrar.
Tive muitas conversas com o “Indio”, assim eu lhe chamava, me contou muitas histórias, de suas inspirações para compor e histórias  de toadas que tiveram a letra trocada, além de seu velho pai Antônio Maia a quem sempre se referia com emoção..
Emerson, era um músico excepcional, com ouvido privilegiado, capaz de afinar piano sem diapasão, Torcedor apaixonado do Garantido, ele transitava entre a rivalidade do Festival de Parintins, a defesa ambiental e a poesia. “Vamos brincar de boi/ Tá Garantido/ Matar a mata não/ Não é permitido”. Numa só frase ele resumiu as coisas mais importantes. “Talento”
Sempre que visitava Parintins andava no Opala ou no Jipe da Guerra. Agora vai restar saudade do amigo e a certeza que poderia ter visitado mais, porem nos seres humanos erramos nesses aspectos. Se entregue, se doe, fale para o seu amigo que você gosta dele, fique mais perto. A Vida é um sopro e meu amigo Emerson foi soprado
É meus amigos e leitores, dessa forma a histórias viva do Boi Garantido vai diminuindo, perdendo um pedaço. O índio amanheceu chorando e a Flôr de tucumã não se abriu, Emerson Maia agora irá cantar ao pé da roseira com Seu Antônio Maia e os demais que já partiram para nunca mais voltar!

Todo mundo está chorando

Ari Motta

NOTÍCIAS RELACIONADAS