A relação entre o medo e a pandemia


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

 

O medo é um dos sentimentos mais comuns nos últimos tempos. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e os riscos de contrair o vírus, muitas pessoas despertaram esse e outros sentimentos que, se não controlados, podem trazer sérios problemas para a saúde mental e a convivência interpessoal. “Precisamos ficar atentos, adotar medidas preventivas e evitar a contaminação da Covid-19, mas é preciso controlar alguns sentimentos para evitar prejuízos à saúde mental a curto e longo prazo”, destaca o coordenador do setor de psicologia do Sistema Hapvida, Carol Costa Júnior.

 

 

Com a retomada dos grandes setores do comércio em Recife (PE),as pessoas  temem a saída de casa e a exposição ao vírus. Segundo o psicólogo, esse sentimento é normal, desde que não se torne algo exagerado e que atrapalhe na rotina do dia a dia. Apesar de todos os males causados pelo vírus, é preciso tentar pensar também nas coisas boas que estão acontecendo neste período de pandemia. Como, por exemplo, a valorização das relações, a importância da convivência familiar saudável, as novas possibilidades no ambiente virtual e novos serviços desenvolvidos. 

 

 

Para o especialista, a hora de ficar alerta é quando perceber que para você ou algum familiar a ideia de sair de casa desenvolve muita ansiedade e pensamentos negativos, como pensar que vai morrer, por exemplo. “A maior preocupação é que essas sensações podem aumentar os níveis de ansiedade e estresse em pessoas saudáveis ou se acentuar em indivíduos que já tem doenças psíquicas”, afirma. 

 

 

Outra questão significativa é que, mesmo com o fim da pandemia, as sequelas psicológicas podem permanecer na maior parte dos indivíduos. “Mesmo que tudo isso passe, os males emocionais podem continuar por muito tempo. Por isso, é importante observar bem esses sentimentos e suas proporções e, se necessário, procurar ajuda profissional o mais rápido possível”, finaliza o psicólogo Carol Costa Júnior.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Hapvida Manaus abre mais de 200 vagas temporárias de emprego

Hapvida Manaus abre mais de 200 vagas temporárias...


Devido decreto, prefeitura reduz circulação de ônibus coletivos em Manaus

Devido decreto, prefeitura reduz circulação de ...



Blockchain em 2021: acessibilidade, autenticidade e inteligência artificial

Blockchain em 2021: acessibilidade, autenticidad...


Covid-19: Wilson Lima anuncia toque de recolher entre às 19h e 6h no Amazonas

Covid-19: Wilson Lima anuncia toque de recolher en...


Marcelo Ramos diz que adiamento do Enem do Am era inevitável

Marcelo Ramos diz que adiamento do Enem do Am era ...



Prefeito reforça necessidade de adiamento de provas do Enem

Prefeito reforça necessidade de adiamento de prov...


Prefeitura e Governo adotam procedimento on-line de matrículas

Prefeitura e Governo adotam procedimento on-line d...