A relação entre o medo e a pandemia


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

 

O medo é um dos sentimentos mais comuns nos últimos tempos. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e os riscos de contrair o vírus, muitas pessoas despertaram esse e outros sentimentos que, se não controlados, podem trazer sérios problemas para a saúde mental e a convivência interpessoal. “Precisamos ficar atentos, adotar medidas preventivas e evitar a contaminação da Covid-19, mas é preciso controlar alguns sentimentos para evitar prejuízos à saúde mental a curto e longo prazo”, destaca o coordenador do setor de psicologia do Sistema Hapvida, Carol Costa Júnior.

 

 

Com a retomada dos grandes setores do comércio em Recife (PE),as pessoas  temem a saída de casa e a exposição ao vírus. Segundo o psicólogo, esse sentimento é normal, desde que não se torne algo exagerado e que atrapalhe na rotina do dia a dia. Apesar de todos os males causados pelo vírus, é preciso tentar pensar também nas coisas boas que estão acontecendo neste período de pandemia. Como, por exemplo, a valorização das relações, a importância da convivência familiar saudável, as novas possibilidades no ambiente virtual e novos serviços desenvolvidos. 

 

 

Para o especialista, a hora de ficar alerta é quando perceber que para você ou algum familiar a ideia de sair de casa desenvolve muita ansiedade e pensamentos negativos, como pensar que vai morrer, por exemplo. “A maior preocupação é que essas sensações podem aumentar os níveis de ansiedade e estresse em pessoas saudáveis ou se acentuar em indivíduos que já tem doenças psíquicas”, afirma. 

 

 

Outra questão significativa é que, mesmo com o fim da pandemia, as sequelas psicológicas podem permanecer na maior parte dos indivíduos. “Mesmo que tudo isso passe, os males emocionais podem continuar por muito tempo. Por isso, é importante observar bem esses sentimentos e suas proporções e, se necessário, procurar ajuda profissional o mais rápido possível”, finaliza o psicólogo Carol Costa Júnior.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAIXA ANTECIPA SAQUE DO AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA APROVADOS NO INÍCIO DE JUNHO

CAIXA ANTECIPA SAQUE DO AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA ...



Festival de Parintins 2020 será em Novembro

Festival de Parintins 2020 será em Novembro...


Bairro Parque 10 ganha novo espaço gastronômico

Bairro Parque 10 ganha novo espaço gastronômico...


Saúde dos olhos merece cuidado redobrado durante pandemia

Saúde dos olhos merece cuidado redobrado durante ...


Covid-19: HPS Delphina Aziz chega à milésima alta médica

Covid-19: HPS Delphina Aziz chega à milésima alt...



Detran-AM reabre Posto de Atendimento no Parque 10 Mall

Detran-AM reabre Posto de Atendimento no Parque 10...


MEC anuncia que Enem será em 17 e 24 de janeiro de 2021

MEC anuncia que Enem será em 17 e 24 de janeiro d...


Produção de Motocicletas atinge 78 mil unidades em junho e indica retomada

Produção de Motocicletas atinge 78 mil unidades ...