Publicidade


Seap recebe recursos da Justiça Federal do Amazonas para o combate ao coronavírus


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

 

 

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu da Justiça Federal do Amazonas, em atendimento a orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recursos financeiros provenientes de penas pecuniárias para a aquisição de materiais a serem utilizados em ações e medidas de combate ao novo coronavírus.

 

Esse é o segundo repasse das penas pecuniárias (alternativas que substituem penas privativas de liberdade), para o sistema carcerário do Amazonas. Com vistas ao risco da Covid-19, uma resolução do CNJ incentivou a priorização da destinação dessas penas decretadas durante o período de estado de emergência de saúde pública para aquisição dos equipamentos de limpeza, proteção e saúde.

 

Assim, com o recurso recebido, a Seap colocou em ação o projeto de montar, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), uma sala de esterilização das máscaras produzidas na unidade. Também foi realizada a compra de materiais como autoclaves, seladora, envelopes para embalagem das máscaras, mini-incubadoras, indicadores químicos e biológicos, água destilada e outros insumos necessários ao serviço.

 

Para o titular da pasta, coronel Vinícius Almeida, esses recursos vieram para somar em um momento de grande necessidade para a saúde do sistema carcerário. “A pandemia do novo coronavírus é uma preocupação imensa dentro do sistema prisional. Nesse sentido, todo e qualquer auxílio que pudermos unir para combater esse mal será bem-vindo e bem utilizado pela Seap”, afirmou o secretário.

 

Atualmente, já existem duas salas de esterilização, sendo uma no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e outra no Centro de Detenção Provisório de Manaus 2 (CDPM 2). Das quatro unidades prisionais que estão confeccionando máscaras, somente a Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) ainda utiliza as salas das outras unidades para esterilização das suas máscaras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Gracyanne confirma que traiu belo com rapaz da academia que frequentava

Gracyanne confirma que traiu belo com rapaz da aca...


MPAM apresenta projeto "Juntos Pela Vida" à rede particular de ensino

MPAM apresenta projeto "Juntos Pela Vida" à rede ...


Romance esfriou? Ex-BBBs Matteus e Isabelle falam do futuro

Romance esfriou? Ex-BBBs Matteus e Isabelle falam ...


Semana da Biblioteca em Manaus ganha programação diversificada

Semana da Biblioteca em Manaus ganha programação...