Novo microscópio beneficia pesquisas e amplia análise de biópsias da FCecon


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Novo microscópio beneficia pesquisas e amplia análise de biópsias da FCecon

 

Um novo microscópio adquirido para o Laboratório de Patologia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) beneficiará pesquisas e ampliará ainda mais a qualidade das análises de biópsias feitas na instituição. O equipamento, adquirido com recursos disponíveis através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foi entregue ao setor nesta terça-feira (05/05).

 

O microscópio é de alto padrão e possui câmera e tela de projeção, o que auxiliará na captação de imagem na confecção de laudos em histologia, histoquímica e imunohistoquímica. O equipamento foi adquirido pelo valor de R$ 25.670,78, por meio de um projeto de pesquisa do edital Universal Amazonas, da Fapeam.

 

A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, pesquisadora Kátia Luz Torres, que coordena o projeto de pesquisa beneficiado, informa que a iniciativa estuda a prevenção e rastreio do câncer de colo de útero em mulheres do sistema prisional de Manaus. O projeto é tese de doutorado da mastologista da FCecon, Hilka Espírito Santo, e já realizou autocoleta e teste de DNA para o Papilomavírus Humano (HPV) em mais de 260 apenadas.

 

Rotina – Além de ser utilizado nas análises do projeto, o equipamento será incorporado à rotina do Laboratório de Patologia, auxiliando na realização de sessões clínicas de casos com oncologista e cirurgiões oncológicos, na captação de imagem na confecção de laudos e no ensino aos residentes de Patologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que atuam na FCecon.

 

“Com o novo sistema, podemos documentar fotograficamente os casos, o que auxilia nas publicações e no ensino com alta qualidade. Outro ganho do equipamento é para reunião anatomopatológica e discussão de casos difíceis do setor”, afirma o gerente do Laboratório de Patologia, médico patologista Maiko Ramos.

 

Futuro – Um dos principais ganhos do novo microscópio é possibilitar que a FCecon realize dentro da própria unidade o exame de imunohistoquímica, que define o perfil biológico do tumor e é ferramenta essencial para estudos e para diagnóstico. Atualmente, esses exames dos pacientes da FCecon são realizados em dois laboratórios contratados, com uma média de 100 análises por mês.

 

Após a chegada do microscópio, a FCecon trabalha em processos para a aquisição de um sistema automatizado, de materiais e outros equipamentos que são necessários para a realização das análises imunohistoquímicas. Dois técnicos em patologia já foram treinados com a técnica.

 

Ciência e pacientes – Na avaliação de Kátia Luz Torres, a chegada do aparelho reforça a importância da pesquisa para a assistência aos pacientes da Fundação, o que ocorre em todos os outros projetos realizados na instituição. “As ações de pesquisa e investigação podem e beneficiam os serviços de rotina do nosso hospital, beneficiando diretamente os pacientes”, afirma.

 

FOTOS: Laís Pompeu/FCecon

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Samel vai receber Medalha da Ordem do Mérito Industrial, da FIEAM

Samel vai receber Medalha da Ordem do Mérito Indu...


Homem suspeito de estuprar três crianças em Manaus, é preso

Homem suspeito de estuprar três crianças em Mana...



A Carreta da Defensoria é inaugurada com mutirão de atendimentos na Zona Leste

A Carreta da Defensoria é inaugurada com mutirão...