COMUNICADO DA ABRACICLO À IMPRENSA

COMUNICADO
A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO informa que entre suas 14 empresas associadas, que atendem a 98% do mercado nacional de motocicletas e mais de 40% de bicicletas, foram programadas algumas paralisações temporárias da produção de suas fábricas, instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), em função dos impactos da pandemia do coronavírus covid-19, gerando a necessidade de preservar a segurança dos colaboradores e o cumprimento das determinações e orientações das autoridades de Saúde Pública e, ainda, considerando-se o aumento repentino da formação de estoques decorrente da forte retração das vendas no varejo nos últimos dias e a perspectiva de baixa atividade comercial nas próximas semanas devido às ações preventivas de confinamento da população em suas residências. Pelas informações relatadas pelas associadas da entidade, as paralisações ocorrerão entre os dias 30 de março e 23 de abril, com variações de períodos entre as empresas, e na maior parte concedidas sob regime de férias coletivas, uso de banco de horas e reclusão de colaboradores para que exerçam suas atividades por meio de home office. O Setor de Duas Rodas, composto pelas fabricantes de motocicldetas e bicicletas, emprega diretamente mais de 13 mil trabalhadores no PIM. No polo são produzidas anualmente cerca de 1,1 milhão de motocicletas e 900 mil bicicletas.
Por fim, a ABRACICLO afirma que está mantendo contatos e prestando informações atualizadas às autoridades públicas e desenvolve pleitos que serão encaminhados ao Governo Federal, com propostas adequadas à preservação dos objetivos e atividades de suas empresas associadas, bem como de toda a coletividade de colaboradores e fornecedores que compõe o Setor de Duas Rodas no Brasil.
Marcos Z. Fermanian Presidente