Honda anuncia equipes e estratégias de patrocínios esportivos para 2020


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Pronta para manter hegemonia nas principais competições do motociclismo brasileiro, empresa destaca projetos internacionais, como a presença do piloto Bruno Crivilin no Campeonato Mundial de Enduro


Manaus (AM) – A Honda Racing está pronta para manter a hegemonia nas principais competições do motociclismo brasileiro em 2020. Com projetos internacionais, como a presença do piloto Bruno Crivilin no Campeonato Mundial de Enduro, a Honda anunciou as equipes que irão defender o esquadrão vermelho na temporada do Motocross, Rally, Enduro e da Motovelocidade. A empresa também trouxe detalhes das estratégias que envolvem os patrocínios esportivos para 2020. As novidades foram reveladas em grande evento para jornalistas, influenciadores digitais, patrocinadores e parceiros em Manaus (AM), local da fábrica da Honda, na noite desta quarta-feira (11/3).

Pioneira no incentivo ao esporte sobre duas rodas, a Honda é patrocinadora do motociclismo nacional há mais de 40 anos. Em 2020, a marca amplia o investimento na área e conta com 31 pilotos no Brasil, sendo 15 oficiais, nove nas equipes satélites e sete apoiados. A meta é manter o domínio tanto nas provas off-road como no asfalto, as quais renderam 37 títulos em 2019. Além disso, a marca planeja estimular a evolução constante do motociclismo no Brasil, por meio de intercâmbios internacionais e do trabalho direcionado às categorias de base: Honda Junior Cup e a nova Copa ProHonda CBR 650R, na Motovelocidade.

“O esporte está no DNA da Honda há mais de 60 anos, quando a empresa iniciou as atividades no segmento pelo mundo”, lembra Marcos Monteiro, gerente geral comercial da Honda. Odair Dedicação Júnior, gerente de marketing e de competições da Honda, completa: “É uma grande honra investir no motociclismo nacional e, a cada temporada, trazer novos projetos e oportunidades para que o esporte continue crescendo de forma sólida no Brasil. Mais que a conquista de títulos, a disputa saudável e respeitosa estimula valores como espírito de equipe, determinação e evolução contínua , que são comuns à filosofia Honda”.

Time de campeões – A Honda Racing reuniu um verdadeiro time de campeões para a temporada 2020, trazendo oportunidades para que muitos deles estejam em contato direto com os melhores pilotos do mundo em experiências internacionais. No Enduro, liderado pelo chefe de equipe e multicampeão Felipe Zanol, o capixaba Bruno Crivilin – um dos principais nomes do off-road na atualidade – representa o Brasil em todas as oito etapas do Campeonato Mundial de Enduro, que tem início em abril. O piloto irá conciliar as atividades com as provas do Brasileiro de Enduro FIM, no qual é o atual campeão das categorias E1 e Enduro GP com a Honda CRF 250RX.

“Para mim, é uma grande honra poder continuar na equipe Honda Racing Brasil e juntos conseguirmos abrir mais essa porta para um piloto brasileiro poder participar de um Campeonato Mundial completo. Por meio da Honda, houve a oportunidade de estar com o campeão do mundo Alex Salvini, agregando conhecimento, e de conviver no dia-a-dia, nos treinos e corridas, contando com acesso a equipamentos de ponta no Mundial de Enduro. Tenho certeza de que será um ano de grandes compromissos, buscar o tricampeonato no Brasil e brigar inicialmente pelo pódio e, quem sabe, pelo título mundial”, comenta Crivilin.

Bárbara Neves, primeira mulher a integrar uma equipe oficial de fábrica no Brasil, está pelo segundo ano no time e irá defender os títulos das classes femininas do Brasileiro e do Latino-Americano de Enduro, além de estrear no Campeonato Mundial da modalidade. A goiana compete com a Honda CRF 250F nas provas nacionais e de CRF 250RX nas provas internacionais. Gabriel Soares, de Minas Gerais, também segue no time acelerando a moto CRF 450RX na categoria E2 do Campeonato Brasileiro. A novidade da equipe Honda Racing de Enduro é o paulista Vinicius Calafati, que luta pelo bicampeonato brasileiro da classe E3 com a CRF 450RX.

Na Motovelocidade, sob comando de Reinaldo Campos, a Honda Racing conta com o tricampeão do SuperBike Brasil, Eric Granado, e o vice-campeão de 2019, Pedro Sampaio, pilotando as motocicletas CBR 1000RR Fireblade SP. O time de Motocross terá o equatoriano Jetro Salazar, bicampeão brasileiro da MX1 e Elite MX, e o paulista Hector Assunção, atual campeão do Arena Cross, com a CRF 450R. Assunção, inclusive, fez pré-temporada nos Estados Unidos, onde disputou três etapas do AMA Supercross. Na categoria MX2, com a CRF 250R, foram mantidos os pilotos Lucas Dunka, campeão do Arena Cross em 2019 na categoria AX2 e Leonardo Souza, ambos de Santa Catarina. Cale Neto é o chefe de equipe.

No Rally, a Honda Racing segue com time de peso, sob comando de Dário Júlio. Tunico Maciel, bicampeão do Rally dos Sertões, Gregorio Caselani, atual campeão brasileiro da Super Production, e Jean Azevedo, que dispensa apresentações (possui 10 títulos nacionais e é o maior vencedor das motos no Sertões, com sete títulos), aceleram a CRF 450RX. Bissinho Zavatti, bicampeão brasileiro de Rally Cross Country e tetracampeão do Rally dos Sertões na categoria Brasil, encara os desafios com a CRF 250F.

Além de disputar as etapas do Brasileiro, a equipe estará ao lado das feras internacionais da modalidade no Sertões, que será válido como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country. No Enduro de Regularidade, Dário Júlio já abriu a temporada com o título do Rally Cerapió na categoria Brasil, também com a moto nacional CRF 250F.

As equipes Honda Racing contam com o patrocínio da ProHonda, fornecedora oficial de fluídos e lubrificantes para todas as categorias. O esquadrão vermelho possui mais parceiros fundamentais para a temporada 2020: Alpinestars (Motovelocidade, Motocross e Enduro), Circuit (Motocross), ASW (Rally e Enduro), DID (Motovelocidade, Motocross, Rally e Enduro), Michelin (Rally), Honda Seguros (Motovelocidade, Motocross, Rally e Enduro) e Zeta (Motocross).

Além de atletas, a Honda investe no patrocínio das principais competições sobre duas rodas no Brasil. A marca estará presente no Sertões, Campeonato Brasileiro de Motocross, Arena Cross, SuperBike Brasil e no Campeonato Brasileiro de Enduro FIM.

Equipes satélites e pilotos apoiados – Para 2020, a Honda ampliou os investimentos nas equipes satélites e no apoio a pilotos do motociclismo nacional. No Motocross, a equipe satélite Circuit Honda continua o trabalho iniciado na temporada passada. Agora serão cinco pilotos no time. Além de Humberto Martin na MX1 e Reginaldo Ribeiro, o “Juninho”, e Rafael Araújo, o “Bubinha”, na MX2, chegam ao time os pilotos Leonardo Cassarotti, na MX2, e Roosevelt Assunção, na MX3.

Outra novidade da temporada é a chegada da equipe satélite Edgers Factory Team, no Enduro FIM, com quatro pilotos: Patrik Capila, na E2, Nicolás Rodriguez, na EJ, além de Tiago Wernersbach e Gabriel Mattos, na E4 Pró.

Na Motovelocidade, a Honda apoiará cinco pilotos na nova categoria Copa ProHonda CBR 650R: Lucas Torres, João Vitor Carneiro, Indy Munõz, Raphael Ramos e Rafael Rigueiro, esses pilotos terão as mesmas condições de competição para os demais pilotos da categoria, com o diferencial de terem o empréstimo da motocicleta nas etapas do SBK.

Os outros dois pilotos apoiados são Fred Kyrillos, no Motocross Freestyle, e Rafael Paschoalin, que será embaixador da Copa Pro Honda CBR 650R e participará do TT da Ilha de Man com o modelo CBR 1000RR Fireblade.

Trabalho de base – O incentivo às categorias de base continua com as atividades do projeto HTT, o Honda Talent Test, totalmente voltado aos novos talentos do esporte. A Honda Junior Cup é uma categoria-escola para crianças e adolescentes entre oito e 16 anos que revela futuros campeões da motovelocidade desde 2013, com a CG 160 Titan. Ao todo, mais de 200 pilotos já passaram pela Honda Junior Cup e muitos deles seguem evoluindo na modalidade.

A grande novidade para 2020 é a Copa ProHonda CBR 650R. A nova categoria monomarca do SuperBike Brasil chega para substituir a Copa Honda CBR 500R. O objetivo continua ser uma classe de acesso, com igualdade de equipamentos e que promete manter disputas incríveis durante as corridas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAIXA ANTECIPA SAQUE DO AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA APROVADOS NO INÍCIO DE JUNHO

CAIXA ANTECIPA SAQUE DO AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA ...



Festival de Parintins 2020 será em Novembro

Festival de Parintins 2020 será em Novembro...


Bairro Parque 10 ganha novo espaço gastronômico

Bairro Parque 10 ganha novo espaço gastronômico...


Saúde dos olhos merece cuidado redobrado durante pandemia

Saúde dos olhos merece cuidado redobrado durante ...


Covid-19: HPS Delphina Aziz chega à milésima alta médica

Covid-19: HPS Delphina Aziz chega à milésima alt...



Detran-AM reabre Posto de Atendimento no Parque 10 Mall

Detran-AM reabre Posto de Atendimento no Parque 10...


MEC anuncia que Enem será em 17 e 24 de janeiro de 2021

MEC anuncia que Enem será em 17 e 24 de janeiro d...


Produção de Motocicletas atinge 78 mil unidades em junho e indica retomada

Produção de Motocicletas atinge 78 mil unidades ...