Fiscalização do Ipem encontra irregularidades em lojas e indústrias de fios e cabos elétricos, em Manaus


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Comércios e indústrias de fios e cabos elétricos da capital receberam a fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2020. Cerca de 50 amostras de rolos de fios e cabos com dimensões variadas foram testadas in loco, e identificadas irregularidades em três indústrias e uma loja, totalizando 1.102 produtos. Esses produtos foram interditados e as empresas autuadas com prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem. As multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito informou que todos os produtos estavam fora das especificações do Inmetro e que é um risco em potencial tanto para o empresário que fabrica, quanto para o consumidor que utiliza o produto sem à certificação. “Todos os produtos estavam com resistência acima da tolerância prevista em portaria do Inmetro, o que pode ocasionar um superaquecimento dos mesmos durante a utilização”, disse Márcio Brito.

A fiscalização também encontrou produtos sem registro, mas que a empresa continuava vendendo de forma irregular. “Por isso, é importante identificar essas empresas, para que possamos solicitar o cancelamento de registros das mesmas junto ao Inmetro”, acrescentou o presidente do Ipem no Amazonas.


Certificação - A ação visa atender o cumprimento da Portaria nº 640/2012 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no que se refere aos fios e cabos elétricos que devem ser certificados compulsoriamente, com o processo de avaliação da conformidade regulamentado pelo instituto federal. Os mesmos devem apresentar, na etiqueta de identificação e diretamente no produto, o selo do Inmetro junto com o número de registro do produto, e seu número de identificação. Além disso, deve conter todos os dados do fabricante, como endereço, CNPJ, telefone para contato.

Denúncias – Podem ser feitas à Ouvidoria do Ipem-AM, por meio do 0800 092 2020, que funciona das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. O órgão está localizado na avenida Governador Danilo Areosa, s/nº, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mas uma morte no Amazonas por coronavírus

Mas uma morte no Amazonas por coronavírus ...



Sobe para 80 os casos no Amazonas e FVS-AM agiliza coleta no Delphina

Sobe para 80 os casos no Amazonas e FVS-AM agiliza...



Caprichoso paga funcionários e acordos trabalhistas

Caprichoso paga funcionários e acordos trabalhist...


CORONAVÍRUS: Pacientes esperam mais de 24 horas para testes no Delphina Aziz

CORONAVÍRUS: Pacientes esperam mais de 24 horas p...


Amazonas tem 67 casos confirmados do novo coronavírus

Amazonas tem 67 casos confirmados do novo coronav...


ALÔ, BANCOS: PRECISAMOS DE AJUDA DE VERDADE!

ALÔ, BANCOS: PRECISAMOS DE AJUDA DE VERDADE!...


Saúde emocional: psicólogo explica como lidar com a ansiedade durante a quarentena

Saúde emocional: psicólogo explica como lidar co...