Livro estimula a inserção de produtos da sociobiodiversidade e da agricultura familiar na alimentação escolar do Norte


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Livro estimula a inserção de produtos da sociobiodiversidade e da agricultura familiar na alimentação escolar do Norte

Para estimular uma alimentação saudável e nutritiva em escolas públicas do Norte do país, será lançado na próxima sexta-feira, 14, em Manaus, o livro “Amazônia à Mesa”. Com mais de 40 receitas que destacam a culinária da Amazônia e utilizam produtos da sociobiodiversidade e da agroecologia regional em seu preparo, o livro foi elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O livro se propõe a somar com as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerenciado pelo FNDE, que repassa recursos de forma suplementar aos estados e municípios para a aquisição de produtos que garantem a alimentação de mais de 40 milhões de estudantes de todas as escolas públicas brasileiras. O programa determina que 30% do valor repassado deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

As receitas que compõem o livro foram desenvolvidas a partir de oficinas realizadas com merendeiras e nutricionistas de escolas rurais dos municípios de Laranjal do Jari (AP) e Lábrea (AM). Entre os produtos que ganharam destaque estão o açaí, cará, cariru, tucumã, urucum, derivados da mandioca, castanhas, cupuaçu, pirarucu de manejo, jaca e banana da terra. A obra também traz informações relevantes sobre organização da cozinha e higiene, nutrição e alimentação saudável, e dicas sobre a utilização do açúcar, sal e gordura.

Lançamento

Aberto ao público, o lançamento do livro “Amazônia à Mesa” acontece no dia 14 de fevereiro, a partir das 9h, no Café Du Musa, no centro de Manaus. O evento promete reunir nutricionistas, merendeiras e gestores públicos ligados à alimentação escolar.

A iniciativa integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável (MVCS), fruto de parceria entre o Mapa, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ na sigla em alemão).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BBB 20: Após escassez, Ingrid Guimarães leva comida para brothers

BBB 20: Após escassez, Ingrid Guimarães leva com...


SAMBA SEM PRECONCEITO          

SAMBA SEM PRECONCEITO          ...



Reforma administrativa deve ser apresentada ao Congresso nesta semana

Reforma administrativa deve ser apresentada ao Con...


BBB 20: Reviravolta nas pesquisas Lucas deve sair

BBB 20: Reviravolta nas pesquisas Lucas deve sair...



Emília Ferraz é a nova delegada-geral da Polícia Civil no AM

Emília Ferraz é a nova delegada-geral da Políci...



BBB 20: Pesquisa mostra que Vitor Hugo tem maior índice de rejeição

BBB 20: Pesquisa mostra que Vitor Hugo tem maior ...


Aprovados no PSS são contratados e lotados pela Secretaria de Educação

Aprovados no PSS são contratados e lotados pela S...