TROCO SOLIDÁRIO AUXILIA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER DE SANGUE NO AMAZONAS


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

São esperados para o biênio 2020 a 2022 segundo Instituto Nacional do Câncer – Inca, 8.460 novos casos de câncer infantojuvenil ao Registro Hospital do Câncer – RHC  por ano. Ainda conforme a projeção do Instituto foi calculada a incidência da doença para essa população entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, sendo 4.310 novos casos diagnosticados em meninos e 4.150 em meninas.

 

O Inca informou que um a cada três casos de câncer poderiam ser evitados pela por meio da eliminação de fatores de risco, como, por exemplo, obesidade, falta de atividades físicas, cuidados com a exposição ao sol e alimentação saudável com frutas, vegetais e hortaliças frescos, evitando alimentos ultraprocessados, também podem ajudar a evitar o câncer.

 

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas – Hemoam, órgão especializado em doenças onco-hematológicas no Amazonas registou 152 novos casos de câncer do sangue entre janeiro a agosto 2019, nesse mesmo período segundo o Departamento de Atendimento ao Paciente do órgão foram  atendimentos 2.314 pacientes onco-hematológicos com câncer infantojuvenil. 

 

Conforme o Relatório de Gestão de 2018 o Hemocentro do Amazonas atendeu 26.550 pacientes com doenças do sangue. Além disso a Fundação de Apoio ao Hemoam - Sangue em parceria com o Hemoam estruturam laboratórios para atender áreas de Histocompatibilidade, Hemostasia, Citometria de Fluxo, Citogenética, Genômica, Biologia Molecular, tendo os melhores laboratórios no diagnósticos de doença do sangue, viabilizando o diagnóstico e aumentar a sobrevida do paciente.

 

De acordo com o Inca, o recorte para a população juvenil permite aprimorar as ações de saúde pública e controle da doença neste público. Se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, 80% das crianças e adolescentes podem ser curados.

 

Pensando no auxilio do tratamento da doença, à Fundação Sangue Nativo, em 2017, lançou o Programa Troco Solidário que arrecada doações espontâneas em redes de supermercados parceiros situados em Manaus para apoiar à assistência de pacientes com doenças do sangue em tratamento no Hemoam. No ano de 2019, o Programa Social da Sangue Nativo “Troco Solidário”  recebeu R$ 249.094,79 em doações espontâneas dos 29 supermercados operantes no Programa.

 

O Troco Solidário tem o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda – Sefaz/AM, para garantir a total transparência dos recursos recebidos e da aplicação das doações. A Secretaria também criou um código tributário específico que permite que as pessoas possam fazer suas doações em estabelecimentos comerciais, sem precisar usar o sistema bancário.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BBB 20: Após escassez, Ingrid Guimarães leva comida para brothers

BBB 20: Após escassez, Ingrid Guimarães leva com...


SAMBA SEM PRECONCEITO          

SAMBA SEM PRECONCEITO          ...



Reforma administrativa deve ser apresentada ao Congresso nesta semana

Reforma administrativa deve ser apresentada ao Con...


BBB 20: Reviravolta nas pesquisas Lucas deve sair

BBB 20: Reviravolta nas pesquisas Lucas deve sair...



Emília Ferraz é a nova delegada-geral da Polícia Civil no AM

Emília Ferraz é a nova delegada-geral da Políci...



BBB 20: Pesquisa mostra que Vitor Hugo tem maior índice de rejeição

BBB 20: Pesquisa mostra que Vitor Hugo tem maior ...


Aprovados no PSS são contratados e lotados pela Secretaria de Educação

Aprovados no PSS são contratados e lotados pela S...