Brasileiro consome quase o dobro de sal recomendado pela OMS


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Os brasileiros consomem, em média, 9,34 gramas de sal por dia, o que representa quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 5 gramas. Esta é uma das conclusões de levantamento feito com a análise de sangue e de urina com cerca de 9 mil brasileiros. A coleta foi feita entre 2013 e 2014 em 8.952 domicílios, durante a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013.

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), essa foi a primeira vez que um inquérito com representatividade nacional coletou nos domicílios amostras biológicas para realização de exames complementares, viabilizando que se estabeleçam parâmetros nacionais para valores de referência laboratoriais.

O estudo, que é uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fiocruz, do Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Hospital Sírio-Libanês, apontou também que os homens e os jovens são a maior parte dos que abusam do sal. Mas indica ainda que a utilização elevada é de forma generalizada na população brasileira, em todas as faixas etárias e níveis de escolaridade.

A avaliação indicou que apenas 2,39% da pessoas pesquisadas estão dentro da faixa recomendada pela OMS e têm consumo inferior a 5 gramas por dia. A maioria deste grupo é de mulheres e de pessoas mais velhas. O consumo elevado de sal, mais de 12 gramas por dia, foi mais frequente em homens, 15,7% deles abusando do consumo, do que em mulheres (10,8%). No grupo com escolaridade mais alta, 11,35% das pessoas tem o consumo elevado de sal, a menor proporção.

O trabalho dos pesquisadores alerta para a necessidade dos programas de redução de consumo chegarem a todas as subcategorias e não somente grupos específicos, como portadores de hipertensão ou de doenças renais. O excesso de sal na alimentação está associado à hipertensão e às doenças cardiovasculares, por isso, um fator preocupante apontado na PNS é que a percepção do brasileiro sobre o consumo elevado de sal é baixa. Apenas 14,2% dos adultos se referiram a seu consumo como alto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BBB 20: Prova do líder será de sorte

BBB 20: Prova do líder será de sorte...


Sobe para 229 o número de casos confirmados de Covid-19 no Amazonas

Sobe para 229 o número de casos confirmados de Co...


Sou feliz por ter você assim mesmo “Autista”

Sou feliz por ter você assim mesmo “Autista”...



Hapvida inova em dispositivo de proteção médica no combate à Covid-19

Hapvida inova em dispositivo de proteção médica...


Coronavírus: Amazonas já soma 200 casos

Coronavírus: Amazonas já soma 200 casos ...


FIQUEM EM CASA, QUE NÓS ENTREGAREMOS!

FIQUEM EM CASA, QUE NÓS ENTREGAREMOS!...


Playlist Ouça os artistas do norte está disponível no Spotify

Playlist Ouça os artistas do norte está disponí...


Corpo de Bombeiros do Amazonas alerta sobre o uso correto do álcool 70% em casa

Corpo de Bombeiros do Amazonas alerta sobre o uso ...


Coronavírus: Amazonas tem 175 casos confirmados e três óbitos no Estado

Coronavírus: Amazonas tem 175 casos confirmados e...