Amazonense é convocado para treinar com Seleção Brasileira de Vôlei de Praia no Rio de Janeiro


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

O ano de 2019 ainda não acabou, mas o atleta amazonense Eduardo Lira, de apenas 16 anos, já está com a cabeça voltada para 2020. Isso porque ele foi convocado, no último mês de outubro, para treinar junto com a Seleção Brasileira de Vôlei de Praia, no Rio de Janeiro. O jogador está entre os atletas atendidos pelo Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, e conta com o apoio da Federação Amazonense de Vôlei (FAV).

 

Os treinos serão realizados no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, na cidade de Saquarema, Região dos Lagos, e o objetivo de Eduardo é se preparar fortemente para competir nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2022. Em outubro, ele teve o primeiro contato com a comissão técnica da seleção, ao participar de alguns dias de treino na cidade fluminense.

 

Estudante do 1° ano do Ensino Médio na Escola Estadual Ângelo Ramazotti, ele contou sobre essa experiência fora de casa e sobre o que espera com a oportunidade. “Passei uma semana treinando com atletas de todos os lugares do país. Lá é outro ambiente. Quero melhorar bastante para que eu possa me destacar e ser notado em 2020”, afirmou.

 

O atleta recebe acompanhamento de uma equipe multidisciplinar do Ctara, que envolve profissionais como fisioterapeuta, massoterapeuta, clínico geral, entre outros, além de ter acesso à academia de musculação para complementação dos exercícios. A FAV também oferece apoio com material esportivo para treinamento, além de passagens, estadias e alimentação nas competições nacionais das categorias de base.

 

Início – Novato no esporte, Eduardo Lira treina há apenas um ano e 10 meses, mas já demonstra grande habilidade no esporte e começou a se destacar na modalidade, em que começou atuando como brincadeira. 

 

“Eu vinha brincar com meu vizinho e fiquei sabendo do projeto do professor Leandro. No início não levei muito à sério, mas depois comecei a pegar gosto. Fiz a seletiva, não achei que fosse passar, mas deu certo e fui convocado. O vôlei de praia se tornou uma paixão e espero conquistar muitas vitórias para o Amazonas e o Brasil”, afirma o adolescente.

 

De acordo com o técnico das seleções de base da FAV e professor do atleta, Leandro Souza, esse ano Eduardo já havia sido convocado para a Seleção Amazonense Sub-17. Segundo o treinador, a convocação para a Seleção Brasileira foi bastante comemorada.

 

“O Eduardo sempre aprendeu muito rápido, e é bastante dedicado. Em agosto deste ano houve uma seletiva realizada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) na Ponta Negra e, dentre os atletas, ele foi escolhido para compor a Seleção Brasileira durante o percorrer da CBV no país. Ficamos muito felizes pela convocação dele e mais ainda por saber que o trabalho realizado está tendo retorno", explicou Leandro.

 

Preparação – Jogando na entrada e saída de rede, Eduardo agora mantém uma preparação diferenciada, que envolve estudos pela parte da manhã, musculação das 13h30 às 15h e treino com bola às 19h, além de uma alimentação balanceada e descanso programado. Apesar da rotina puxada, o jovem não esconde a satisfação.

 

O coordenador do Ctara, Tadeu Picanço, ressaltou o apoio do Governo do Amazonas para que Eduardo se destaque nacionalmente. “No que depender do Ctara, faremos o que estiver ao nosso alcance para que o atleta possa desenvolver ainda mais suas habilidades e ser um excelente representante do Amazonas pelo Brasil e pelo mundo afora”, destacou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saque complementar do FGTS será liberado no próximo dia 20

Saque complementar do FGTS será liberado no próx...



Continuam as buscas por aeronave chilena que desapareceu na Antártica

Continuam as buscas por aeronave chilena que desap...


Mais de 3 milhões de alunos já estão cadastrados para a ID Estudantil

Mais de 3 milhões de alunos já estão cadastrado...


Acesso digital a serviços públicos gera economia de R$ 1,7 bi por ano

Acesso digital a serviços públicos gera economia...




Caixa começa a pagar hoje décimo terceiro do Bolsa Família

Caixa começa a pagar hoje décimo terceiro do Bol...


Feirão de carros “Natal dos Sonhos” na Arena da Amazônia dias 13,14 e 15

Feirão de carros “Natal dos Sonhos” na Arena ...


Governo do Amazonas inicia programação natalina no Largo de São Sebastião

Governo do Amazonas inicia programação natalina ...