Presidente da CMM comemora adesão do cônsul de El Salvador à criação do polo tecnológico


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (PSDB), participou na ultima quinta-feira (11), da cerimônia que marcou a adesão do cônsul honorário de El Salvador, Almicar Antônio Aguilar Baires, à Frente Parlamentar para Criação do Polo Tecnológico de Manaus. O evento foi realizado na sala de cinema Silvino Santos, localizada nas instalações da própria CMM e, segundo o presidente, foi mais um passo importante de apoio na busca por alternativas sustentáveis para o desenvolvimento econômico da cidade e de todo o estado do Amazonas.

A Frente Parlamentar foi criada no dia 3 de julho e já ganhou a adesão de instituições como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Na CMM, o movimento também tem o apoio dos vereadores Ewerton Wanderley, Alonso Oliveira e Gedeão Amorim.

O objetivo com a criação da frente é mobilizar e promover o debate entre diversos representantes da sociedade civil e Casas Legislativas, para a elaboração de um estudo técnico de viabilidade econômica. Esse estudo deve embasar a construção de uma legislação tributária diferenciada, que torne Manaus um ambiente atrativo para a indústria 4.0, para fomentar o ambiente tecnológico da capital amazonense a partir do estímulo a processos industriais mais eficientes, produtivos e modernos, além do desenvolvimento de novas tecnologias e inovação, por parte de empresas, institutos e startups.

De acordo com Joelson Silva, a meta é aglutinar cada vez mais apoio para a recuperação da economia local, com produção de atividades econômicas de desenvolvimento sustentável, voltados para a biodiversidade, além de mais investimentos  em tecnologia.

“A gente quer discutir, debater e dar sugestões, apontar caminhos. É muito importante quando a Câmara toma essa decisão, no intuito de agregar todas as pessoas que querem bem á nossa cidade, ao nosso estado”, destacou o presidente da CMM.

Incentivo

Para o cônsul Almicar Antônio Aguilar Baires, a adesão à frente parlamentar representa muito mais que um apoio, mais um incentivo a mais para fazer com que Manaus e o Amazonas se inspirem em iniciativas de El Salvador, cuja economia cresce a 3,5% ao com inflação de apenas 0,5%.

“Não se pode pensar que a Zona Franca vai salvar o estado para o resto da vida. Precisamos investir em tecnologia, principalmente aplicada a agricultura”, afirmou o salvadorenho, que deve levar uma comitiva de empresários amazonenses para conhecer o país.

Parcerias

Joelson Silva ressaltou que o movimento precisa fazer parceria como a que foi feita com Israel, alegando que são países de ponta em relação a questão tecnológica.

“Temos recursos hídricos como ninguém tem no mundo. Uma bacia de água doce que é a maior do mundo, que a gente precisa saber explorar de forma sábia, sustentável, sem agredir a natureza, desenvolver as nossas riquezas e, para isso, precisamos dessas parcerias. A frente ainda vai dar muito o que falar”, disse.

Em sessão solene realizada em março deste ano, a CMM homenageou o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avhraham Shelley e, na ocasião, Joelson Silva usou a tribuna da Câmara para elogiar a  iniciativa do diplomata em visitar os estados brasileiros, o que para ele, mostra o quanto os países estão alinhados na busca do desenvolvimento tecnológico.

O presidente da Câmara disse, ainda, que o momento foi oportuno para estreitar os laços com o estado de Israel e conversar sobre investimentos para a realização de pesquisas científicas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saque complementar do FGTS será liberado no próximo dia 20

Saque complementar do FGTS será liberado no próx...



Continuam as buscas por aeronave chilena que desapareceu na Antártica

Continuam as buscas por aeronave chilena que desap...


Mais de 3 milhões de alunos já estão cadastrados para a ID Estudantil

Mais de 3 milhões de alunos já estão cadastrado...


Acesso digital a serviços públicos gera economia de R$ 1,7 bi por ano

Acesso digital a serviços públicos gera economia...




Caixa começa a pagar hoje décimo terceiro do Bolsa Família

Caixa começa a pagar hoje décimo terceiro do Bol...


Feirão de carros “Natal dos Sonhos” na Arena da Amazônia dias 13,14 e 15

Feirão de carros “Natal dos Sonhos” na Arena ...


Governo do Amazonas inicia programação natalina no Largo de São Sebastião

Governo do Amazonas inicia programação natalina ...