Teatro Amazonas recebe peça ‘Contrações’ neste fim de semana


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Montagem tem no elenco as atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes
 
A peça “Contrações”, montagem do Grupo 3 de Teatro para o texto do dramaturgo inglês Mike Bartlett, será apresentada no Teatro Amazonas, neste sábado (29/06), às 20h, e domingo (30/06), às 19h, com as atrizes Débora Falabella e Yara de Novaes. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro e custam entre R$ 40 e R$ 80 (valor da inteira). O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e a classificação é de 14 anos.

Sucesso de crítica e público, a obra de Bartlett é cruelmente cômica e demonstra a faceta mais absurda de uma situação comum de trabalho. No escritório de uma grande corporação, a gerente solicita que a funcionária Emma leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe aos colaboradores qualquer relação sentimental ou sexual com outro colega da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente libera suas diferentes facetas para manipular Emma. Para manter seu emprego, a empregada acaba por se render e danifica sua vida privada.

Com direção de Grace Passô, o espetáculo conquistou os prêmios APCA, APTR, Questão de Crítica e Aplauso Brasil, e, só na capital paulista, já foi encenado no Centro Cultural Banco do Brasil (2013), Itaú Cultural, Teatro Porto Seguro (2015), Teatro Shopping Frei Caneca (2016) e no Auditório do Ibirapuera (2017) – Mostra Petrobras Premmia de Teatro, Festival Teatro Vivo. Em junho, a peça foi encenada em Belém.

Parceiros criativos constantes do coletivo Grupo 3 de Teatro, Silvia Gomez assina a tradução do texto, Morris Picciotto é o autor da trilha original e André Cortez criou cenário e figurino da montagem. A companhia foi fundada pelos artistas mineiros radicados em São Paulo: Débora Falabella, Yara de Novaes e Gabriel Fontes Paiva, que assinam a direção artística do Grupo.

Os ingressos também podem ser adquiridos pelo endereço eletrônico https://www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas.

Mike Bartlett - Com apenas 37 anos, o dramaturgo inglês Mike Bartlett é considerado um dos mais expressivos autores do teatro contemporâneo. Ganhador de importantes prêmios – como o Laurence Olivier Award e Imison Award –, Bartlett coloca o foco em seu teatro no duelo entre o homem e os padrões de conduta exigidos e marcados pela sociedade. Trabalhando continuamente desde 2002, entre suas principais obras estão: “MyChild” (2007), “Contractions” (2008), “Cock” (2009), “Love,Love,Love” (2010) e “13” (2011).

Débora Falabella – Conhecida por atuações arrebatadoras em novelas como “O Clone” e “Avenida Brasil”, no cinema a atriz atuou no curta-metragem “Françoise”, de Rafael Conde, que lhe rendeu prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado e no Festival de Brasília; e nos longas “Dois perdidos numa noite suja” (prêmio Melhor Atriz no Festival de Brasília), de José Joffily; “Lisbela e o Prisioneiro”, de Guel Arraes; e “Cazuza – O tempo não para”, de Sandra Werneck e Walter Carvalho.

Além da vitoriosa trajetória em TV e cinema, ela esteve no palco nos últimos 15 anos participando de espetáculos teatrais onde recebeu prêmios de melhor atriz: Troféu Usiminas/Sinparc e Prêmio Sated-MG. Atualmente excursiona com o espetáculo “Contrações”, que lhe rendeu três prêmios como melhor atriz – APCA, APTR e Aplauso Brasil.

Yara de Novaes – Atriz, diretora e professora de teatro, fundou em 2005 o Grupo 3 de Teatro, onde alterna seus trabalhos de atriz e diretora, além da direção artística da companhia. Dirigiu, como convidada, 17 espetáculos nos últimos 12 anos, entre eles “Tio Vânia (Aos que vierem depois de nós)”, do Grupo Galpão; “Caminho para Meca”, com Cleyde Yaconis; e “Maria Miss”, com adaptação da obra de Guimarães Rosa.

Como marca de suas direções, além de um forte trabalho corporal, tem a narrativa como ponto de partida para a criação teatral. Já levou aos palcos autores como Fiodor Dostoiévski, Fernando Bonassi, Móricz Zsigmond, Lygia Fagundes Telles, Murilo Rubião e Guimarães Rosa, entre outros. Atualmente excursiona com o espetáculo “Contrações” pelo qual recebeu o prêmio APCA de melhor atriz em 2013 e leciona a disciplina Teatro na Fundação Armando Alvares Penteado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Seduc-AM abre vagas para cursos de formação em Educação Especial

Seduc-AM abre vagas para cursos de formação em E...




Brumadinho: Vale e MPT firmam acordo por acidente de trabalho

Brumadinho: Vale e MPT firmam acordo por acidente ...




Presidente Bolsonaro anuncia fim da taxa para radioamadores

Presidente Bolsonaro anuncia fim da taxa para radi...


Receita paga hoje restituições do 2º lote do Imposto de Renda

Receita paga hoje restituições do 2º lote do Im...



Manaus, a Paris dos trópicos, festeja a “Revolução Francesa”

Manaus, a Paris dos trópicos, festeja a “Revolu...