Federação Amazonense de Desporto Escolar abre temporada 2026 com competições que valem vagas para disputas nacionais
Federação Amazonense de Desporto Escolar abre temporada 2026 com competições que valem vagas para disputas nacionais
Campeonatos estaduais de basquetebol e voleibol sub-18 valem vaga para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) e marcam o início de um calendário amplo do desporto escolar no Amazonas
A Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade) inicia oficialmente a temporada 2026 com a abertura das inscrições para o Campeonato Amazonense Escolar de Basquetebol Sub-18 e para o Campeonato Amazonense Escolar de Voleibol Sub-18. As duas competições garantem vaga para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
O Campeonato Amazonense Escolar de Basquetebol Sub-18 será realizado de 27 de fevereiro a 03 de março, em Manaus. Já o Campeonato Amazonense Escolar de Voleibol Sub-18 acontece de 04 até 10 de março, também na capital amazonense. As inscrições seguem abertas até o dia esta sexta-feira (20/02) para o basquete, e 25 de fevereiro para o voleibol.
As equipes interessadas podem acessar o regulamento e realizar a inscrição por meio dos links abaixo:
Basquetebol Sub-18: https://bit.ly/4kPpaj4
Voleibol Sub-18: https://bit.ly/4tEb08d
As competições marcam o início de um calendário que deve movimentar escolas, atletas e comissões técnicas ao longo de todo o ano. Atletas nascidos entre 2008, 2009 e 2010 serão aceitos nestas competições. O JEBs Sub-18 de basquete será realizado em Brasília, em abril. Já o Sub-18 de voleibol, ainda não tem local previsto, mas será realizado no início de maio.
8Desporto escolar em evidência*
A programação da Fade para 2026 contempla diversas modalidades e categorias, consolidando o calendário como um dos mais amplos do desporto escolar no estado.
No primeiro semestre, além do basquetebol e voleibol sub-18, estão previstos:
– Campeonato Amazonense Escolar de Badminton (11 e 12/04);
– Campeonato Amazonense Escolar de Wrestling (18 e 19/04);
– Campeonato Amazonense Escolar de Vôlei de Praia (16 e 17/05);
– Campeonato Amazonense Escolar de Futsal Infantil e Juvenil (22 a 31/05);
– Campeonato Amazonense Escolar de Futebol Sub-18 (4 a 14/06);
– Campeonato Amazonense Escolar de Judô (20 e 21/06).
No segundo semestre, o cronograma inclui:
– Campeonato Amazonense Escolar de Voleibol;
– Campeonato Amazonense Escolar de Jiu-Jitsu (4 e 5/07);
– Campeonato Amazonense Escolar de Natação (28 a 30/08);
– Campeonato Amazonense Escolar de Basquete 3x3 (5 e 6/09);
– Campeonato Amazonense Escolar de Atletismo;
– Campeonato Amazonense Escolar de Xadrez (10 e 11/10);
– Campeonato Amazonense Escolar de Handebol (14 a 22/11);
– Campeonato Amazonense Escolar de Basquetebol.
O presidente da Fade, Auricélio Pessoa, ressaltou que 2026 será um ano de grande mobilização para o esporte estudantil no estado.
“Teremos um ano muito movimentado, com um calendário amplo e organizado para contemplar diversas modalidades. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o desporto escolar no Amazonas. Convidamos todas as escolas, equipes, atletas e técnicos a participarem das competições da Fade em 2026. Será um ano de grandes oportunidades, integração e crescimento para o esporte estudantil no nosso estado”, afirmou.
Além das etapas estaduais, o Amazonas também estará representado nas fases nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros, ampliando as oportunidades de intercâmbio e visibilidade para os estudantes-atletas amazonenses.
