Nos pênaltis, Amazonas FC vence o Nacional e conquista o primeiro turo
O Amazonas FC conquistou o primeiro turno do Barezão Sicredi 2026 na noite deste domingo (8). Após empate em 0 a 0 no tempo normal, título veio nos pênaltis com o goleiro Renan defendendo a cobrança de Vitinho, do Nacional. Na sequência, Vinícius Leite marcou o pênalti decisivo.
No 12ª confronto oficial entre as equipes, foi a penalidade máxima que mostrou o caminho até a taça. O Amazonas, atual dono da faixa de campeão, começou com as cobranças. Rafael Tavares abriu a contagem, que se manteve igual até a quarta cobrança, quando Vitinho, do Nacional, bateu fraco no canto inferior esquerdo do goleirão Renan. Não deu outra, o arqueiro fez a defesa e colocou a pressão toda para cima do Leão. Vinícius Leite só teve o trabalho de confirmar a vitória.
Renan, o goleiro responsável pela única defesa de pênalti na partida, agradeceu todo o foco da equipe e também à diretoria do clube aurinegro por ter saído vencedor assim como ocorreu no primeiro turno de 2025, onde a defesa dele deu o título para a Onça.
“Eu tô muito feliz, agradeço a Deus primeiramente porque tenho saúde e força para trabalhar. Agradeço a toda a diretoria do Amazonas porque abriu a porta pra mim, eu ia sair e não deu certo. Voltei porque eles acreditaram em mim, eu tinha que defender o pênalti hoje”, comentou.
O jogo
Os dois tempos regulares do jogo foram marcados por atuações mais fracas do que o habitual para ambos os times. Nas poucas oportunidades criadas não houve tranquilidade para finalizar de forma efetiva.
Já na cobrança de pênaltis os jogadores: Rafael Tavares, Ronaldo, Rafael Vitor, Jorge Jiménez e Vinicius Leite marcaram para o Amazonas. Do outro lado, Anderson Sales, Silas e Renanzinho guardaram para o Nacional.
Agora, com o título de campeão do primeiro turno, a Onça só precisa vencer a segunda etapa da competição para ser a campeã geral sem ter que jogar uma terceira final.

No tempo normal, o jogo foi marcado por pouca inspiração das equipes
O comandante do elenco, Márcio Fernandes, disse que a vitória foi muito valorizada por ter enfrentado uma equipe forte. Aproveitou para comentar sobre a atenção à Série C do Brasileirão.
“Ainda estamos engatinhando, montando uma equipe competitiva, claro que há uma base boa, mas para uma série C ainda temos que melhorar bastante e estamos atrás de jogadores e reforços para ter mais opções”, disse.
