Foragido da Interpol é preso ao desembarcar no aeroporto de Manaus
Manaus (AM) — Um homem de nacionalidade haitiana, procurado internacionalmente por crime de estupro de vulnerável, foi preso nesta quarta-feira (22) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste de Manaus. O estrangeiro estava na lista vermelha de difusão da Interpol — o alerta máximo utilizado pela organização para localizar e capturar fugitivos em todo o mundo.
De acordo com informações da Polícia Federal (PF), o mandado de prisão contra o haitiano foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu sua participação no crime. O suspeito, cujo nome não foi divulgado, foi detido no momento em que retornava ao Brasil e encaminhado à Superintendência da PF no Amazonas, onde passou pelos procedimentos legais.
A “difusão vermelha” da Interpol funciona como um alerta internacional para localizar e prender pessoas procuradas pela Justiça de diferentes países. Criado em 1947, o sistema foi o primeiro banco de dados da organização e segue sendo um dos principais instrumentos de cooperação policial global.
A prisão acontece em meio ao processo de modernização da Interpol, liderado pelo primeiro brasileiro a assumir o comando da entidade em mais de um século. Entre as prioridades da nova gestão estão o fortalecimento da cooperação internacional e o combate a crimes de abuso infantil pela internet.
As investigações sobre a atuação do haitiano e seu histórico criminal seguem sob responsabilidade da Polícia Federal, em conjunto com autoridades internacionais.
