logo Amazônia ON
Notícia

Bolsista da Nilton Lins leva bronze no Brasileiro Interclubes de Wrestling 2025

Bolsista da Nilton Lins leva bronze no Brasileiro Interclubes de Wrestling 2025

Bolsista da Nilton Lins leva bronze no Brasileiro Interclubes de Wrestling 2025

 

Com três medalhas, o Amazonas foi destaque numa das principais categorias do Campeonato Brasileiro Interclubes de Wrestling 2025 – CBI Aline Silva. A competição movimentou o ginásio do CEFAN, na Penha, Rio de Janeiro, no sábado (4). Um dos medalhistas é bolsista da Universidade Nilton Lins, de Manaus, referência no apoio ao esporte de alto rendimento. 

Sob nova direção e com um misto de novos atletas e lutadores experientes, o Amazonas busca se reposicionar no cenário nacional da modalidade. 

Nas disputas do estilo livre masculino até 74 kg, o Estado foi bronze com dois atletas que treinam em Manaus: Elivaldo Feitosa Costa, bolsista da Universidade Nilton Lins, e Vitor de Lima Braga, atleta revelado pelo CT Atrio/Mutirão e representante do Atlético Rio Negro Clube no Brasileiro. 

 

Para Elivaldo, de 24 anos, a competição serviu de preparação para o Sul-Americano que acontece na próxima sexta-feira (10), também no Rio de Janeiro. “Fiz três combates, com duas vitórias e uma derrota. A gente sempre quer vencer, mas o bronze serve de motivação para o Sul-Americano”, disse Elivaldo, que cursa Educação Física na Universidade Nilton Lins. 

 

Por outro lado, Vitor, de apenas 17 anos, celebrou o começo de sua trajetória no Adulto com uma medalha. “Foi uma competição bastante importante para mim, pois este é o meu primeiro ano no Adulto. Tenho muito a evoluir, a trabalhar, mas já deu para entender o que é a transição do Juvenil para o Adulto. É uma experiência totalmente diferente e vou trabalhar ainda mais para as próximas competições e para o ano que vem”, afirmou o medalhista de bronze. 

 

Prata e ouro

 

Além dos dois bronzes, o Amazonas foi prata na categoria até 74 kg com Dom Juan Ferreira, que foi aluno do professor Waldeci Silva em Manaus e hoje treina no Sesi, de São Paulo. O ouro ficou com Cesar Alvan, do Centro Olímpico (SP). 

 

Esporte e Educação

A Universidade Nilton Lins é um exemplo de instituição que investe no desenvolvimento do esporte e da educação de qualidade. Localizada no Parque das Laranjeiras, em Manaus, a Nilton Lins oferece uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação, além de manter um programa de bolsas que apoia atletas como Elivaldo Feitosa Costa. 

A equipe amazonense de wrestling de alto rendimento treina na academia da Nilton Lins, sob a orientação do professor Waldeci Silva, que também é egresso da faculdade de Educação Física da universidade.