logo Amazônia ON
Notícia

Sedecti promove workshop para construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas

Sedecti promove workshop para construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas

Encontro reúne representantes da academia, setor público e terceiro setor para definir ações estratégicas
 
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) promove, de 6 a 8 de outubro, um workshop para construção do Plano de Ações do Plano de Bioeconomia do Amazonas, no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), em Manaus. A etapa marca um momento decisivo do processo colaborativo iniciado em 2020. Representantes da Academia, do Setor Privado e do Terceiro Setor podem se inscrever por meio do link: bit.ly/486affW
 
O evento integra uma das últimas fases de elaboração do plano, após a secretaria percorrer os 62 municípios amazonenses, ouvindo lideranças locais, representantes do setor produtivo, academia, governos municipais e sociedade civil. A partir dessas contribuições, foi estruturada uma versão preliminar do Plano Estadual de Bioeconomia, que servirá de base para a construção conjunta das ações e metas a serem implementadas.
 
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, destaca que os diálogos para o plano de bioeconomia foram muito além de números e falam por si. Quase metade das vozes presentes são de mulheres, 46,34%. Foram 4,3 mil contribuições vindas de todos os setores estratégicos: produção primária, Polo Industrial de Manaus, agroindústrias, inovação, academia e governos municipais. E em cada território, as prefeituras participaram com apoio.

“Essas contribuições não ficaram no papel, elas foram incorporadas ao plano de bioeconomia e vão se transformar também em um caderno de diálogos, uma memória coletiva desse processo”, afirmou o secretário-executivo.
 
Durante os três dias de programação, representantes dos setores público, privado e do terceiro setor irão participar de dinâmicas de definição de ações e discutir possíveis parcerias estratégicas voltadas ao fortalecimento da bioeconomia e valorização da sociobiodiversidade. 

“O objetivo é entregar uma proposta de política pública colaborativa, que reflita as realidades e as demandas locais. Será global. A versão final do plano será apresentada na COP 30 mostrando ao mundo inteiro que o Amazonas tem, na bioeconomia, não só um caminho de sustentabilidade, mas um potencial único de transformar o futuro do planeta”, completou o gestor.
 
A participação das instituições convidadas é essencial para garantir que as estratégias sejam construídas de forma conjunta e representativa. O evento será realizado na Sala de Convivência do CBA, localizada na avenida Gov. Danilo de Matos Areosa, nº 160, Distrito Industrial 1.

O Plano
 
O Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas é uma iniciativa estratégica do Governo do Estado sob a liderança do governador Wilson Lima, e coordenação da Sedecti, comandada pelo secretário Serafim Corrêa. A proposta busca consolidar um novo modelo de desenvolvimento econômico sustentável, inclusivo e inovador, reconhecendo a floresta em pé e a sociobiodiversidade como ativos únicos, capazes de gerar riqueza, empregos e oportunidades de maneira alinhada à conservação ambiental.
 
Estruturado em cinco eixos fundamentais: Governança; Descarbonização e Energia Renovável; Pessoas e Cultura; Ecossistema de Negócios; e Patrimônio Cultural e Genético, o plano vem sendo construído de forma participativa desde 2020. Esse processo contou com a elaboração da Nota Técnica nº 001/2021, parcerias estratégicas, consultorias especializadas e um amplo ciclo de diálogos municipais nos 62 municípios, garantindo a escuta ativa de diversos setores da sociedade para a formulação de propostas consistentes e alinhadas às realidades locais.