logo Amazônia ON
Notícia

Bolsonaro tem nova crise de soluços e vômitos; médico é acionado em casa

Bolsonaro tem nova crise de soluços e vômitos; médico é acionado em casa

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a apresentar crises de soluço acompanhadas de episódios de vômito nesta segunda-feira (29/9). A informação foi confirmada por seu filho, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos), que relatou que um médico foi acionado para atendê-lo em sua residência, no Jardim Botânico, em Brasília, onde cumpre prisão domiciliar.

De acordo com Carlos, o ex-presidente classificou os sintomas como os mais intensos até agora, com ao menos quatro episódios de vômito. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, estaria auxiliando nos cuidados até a chegada do profissional de saúde.

A possibilidade de uma nova internação não foi descartada pela família. O hospital de referência de Bolsonaro, o DF Star, fica a cerca de 20 quilômetros da residência oficial.

 

Histórico recente de internações

Bolsonaro já havia sido hospitalizado em 16 de setembro, quando apresentou sintomas semelhantes, além de tontura e queda de pressão arterial. Na ocasião, exames apontaram anemia e alterações na função renal.

Dias antes, em 14 de setembro, o ex-presidente também havia realizado um procedimento para retirada de oito lesões de pele. O laudo médico confirmou a presença de câncer de pele (carcinoma de células escamosas “in situ”) em duas delas, o que exige acompanhamento contínuo.

Em abril, Bolsonaro passou por uma cirurgia considerada de grande porte, com duração de 12 horas, para desobstrução intestinal e reconstrução da parede abdominal. O procedimento resultou em 23 dias de internação, sendo 17 deles em UTI.

 

Prisão domiciliar e condenação

Desde 4 de agosto, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, após descumprir medidas cautelares. No último 11 de setembro, ele foi condenado pela Corte a 27 anos e 3 meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado.

Nesta segunda-feira (29), Bolsonaro também recebeu a visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que manifestou solidariedade diante do agravamento do estado de saúde do ex-presidente.