logo Amazônia ON
Notícia

“Brasil será soberano pela educação”, diz Lula em evento dos 95 anos do MEC

“Brasil será soberano pela educação”, diz Lula em evento dos 95 anos do MEC

Celebração dos 95 anos do MEC

O aniversário de criação do Ministério da Educação (MEC) foi comemorado neste domingo (28), em Brasília, com a participação de 6 mil pessoas na Corrida e Caminhada MEC 95 Anos.

O evento contou com percursos de 3 km (caminhada), 5 km e 10 km (corrida), reunindo educadores, servidores, gestores e a comunidade em um momento de integração.

Segundo o MEC, a ideia de realizar a corrida surgiu dos próprios servidores, a partir de uma consulta interna para definir como celebrar os 95 anos da instituição.

 

Discurso de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da programação e destacou a importância da educação como ferramenta de soberania nacional:

“Nós temos consciência que é através da educação – da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia – que a gente vai tornar o Brasil soberano, para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil. Viva a educação brasileira! Viva o MEC!”, afirmou.

Lula também dedicou as premiações da corrida aos profissionais da educação de todo o país:

“Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo que encontramos nesse país, com praticamente 68% da população com o ensino fundamental mal concluído.”

 

Autoridades presentes

Além do presidente, participaram do evento o ministro da Educação, Camilo Santana, que destacou programas como Prouni, Sisu, Fies, Pé de Meia e Enem.

Também estiveram presentes ministros de outras pastas, como:

  • Fernando Haddad (Fazenda)
  • Alexandre Padilha (Saúde)
  • Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais)
  • Alexandre Silveira (Minas e Energia)

 

Premiação

Ao final dos percursos, os três primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas especiais. Todos os demais participantes receberam medalhas de participação.

 

História do MEC

Criado em 1930, com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, o órgão incorporou atividades do antigo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça, e ainda tratava de saúde, esporte e meio ambiente.

O ministério foi fortalecido por intelectuais como Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo, e pelo lançamento do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, marco para reformas educacionais no Brasil.

Entre os principais avanços históricos estão:

  • Constituição de 1934, que assegurou o direito de todos à educação;
  • A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961;
  • A reforma universitária de 1968.

Atualmente, o MEC atua em diversas áreas: educação infantil, ensino fundamental, médio, superior, EJA, educação profissional e tecnológica, educação especial e a distância.