logo Amazônia ON
Notícia

Projeto cultural em Manaus usa teatro e robótica para ensinar sustentabilidade a crianças

Projeto cultural em Manaus usa teatro e robótica para ensinar sustentabilidade a crianças

Iniciativa chega à capital amazonense unindo arte, reciclagem e educação ambiental

Entre os dias 15 e 23 de setembro de 2025, alunos de escolas públicas de Manaus, Amazonas, participam do projeto Teatro e Oficinas: Robótica nas Escolas - 3º Edição iniciativa que integra linguagens artísticas e tecnológicas para debater a sustentabilidade de forma criativa. Com realização do Ministério da Cultura e da Ecotransforma Produções Artísticas, via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, o projeto visa promover a democratização do acesso à cultura, além de integrar a inovação e a responsabilidade socioambiental às rotinas da educação pública. No mesmo período, a ação também passa pela capital de São Paulo, Rio Claro, no interior de São Paulo, e Joinville, em Santa Catarina, atendendo cerca de 4,8 mil estudantes de escolas públicas.

O projeto combina uma peça teatral imersiva, oficinas práticas de artes plásticas, além de uma palestra exclusiva para 400 professores da rede pública sobre ‘Como a arte pode ser ensinada nas escolas e sua relação com a inovação’. A atividade visa ampliar o impacto do projeto, capacitando educadores a integrar metodologias criativas em sala de aula”, revela Abílio Martins, diretor da Ecotransforma.

Na peça Aventuras dos Robôs na Cidade, os robôs Pedro, Sofia e Júlio exploram a cidade, até se depararem com uma manifestação contra a tecnologia. Determinados a provar que robôs são aliados, improvisam um espetáculo de dança mecânica, cativando a multidão e transformando desconfiança em colaboração. Com cenas interativas e muito bom humor, a narrativa reforça valores como empatia, criatividade coletiva e a união entre arte e robótica, mostrando que inovação e humanidade podem caminhar juntas.

Além das apresentações teatrais, os estudantes terão acesso às oficinas práticas "Criatividade em Contraponto aos Robôs", na qual cerca de 1 mil alunos transformam materiais reciclados em arte, explorando conceitos de economia circular; em outro momento, os participantes constroem protótipos de robôs, tendo os projetos apresentados na feira de robótica e os mais inovadores serão premiados com tablets para incentivar o estudo tecnológico.

Para Eduardo Vasconcelos, Diretor Jurídico e de Relações Governamentais América Latina na Whirlpool, apoiar a iniciativa é um passo estratégico para construir um futuro mais sustentável e inclusivo: "A Whirlpool acredita que a educação é a base para a inovação. Ao unir arte, tecnologia e sustentabilidade, estamos plantando sementes para que crianças e educadores se tornem agentes de mudança em suas comunidades. Investir em projetos como este é investir em soluções criativas para os desafios do amanhã”, completa. 

 

Compromisso com os Objetivos Globais
Alinhado à Agenda 2030 da ONU, o projeto integra quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): o ODS 4 (Educação de Qualidade), ao democratizar o acesso à arte e tecnologia com práticas inclusivas; o ODS 9 (Indústria e Inovação), por meio de oficinas que unem criatividade e habilidades técnicas; o ODS 12 (Consumo Responsável), com a reutilização de materiais nas atividades; e o ODS 17 (Parcerias), fortalecendo a cooperação entre setor privado, escolas e poder público.

 

Acessibilidade para todos
Todas as etapas do projeto contam com intérpretes de Libras, audiodescrição, monitores especializados e espaços adaptados com rampas e piso tátil, garantindo participação inclusiva.

 

Cronograma

15 a 23/09 - Escola Municipal Professora Ana Cristina Aquino - R. Praia do Atalaia - Tarumã, Manaus - AM, 69041-330