logo Amazônia ON
Notícia

Presidente do Boi Caprichoso acusa dois jurados de manipulação do resultado do Festival de Parintins 2025

Presidente do Boi Caprichoso acusa dois jurados de manipulação do resultado do Festival de Parintins 2025

O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, acusou dois jurados de manipularem o resultado do Festival de Parintins 2025 para favorecer o Boi Garantido, campeão deste ano. Nesta terça-feira (1), ele afirmou que um dos jurados teria vínculo com o Garantido, enquanto outro teria recebido instruções de como avaliar negativamente o bumbá azul e branco. O presidente, no entanto, não apresentou provas.

Boi Garantido, a organização do Festival de Parintins e a Prefeitura de Parintins não se pronunciaram sobre as acusações.

Em coletiva de imprensa realizada nesta, na sede do Boi Caprichoso, em Parintins, o presidente afirmou que, dias antes do Festival, todos jurados escalados para este ano foram trocados em benefício ao Garantido. Ele informou que vai avançar juridicamente com o processo, acionando o Ministério Público e recorrendo na Justiça comum.

O impasse quanto às notas atribuídas ao Caprichoso ficou evidente durante a apuração do Festival de Parintins, na segunda-feira (30). Amoedo discutiu com o presidente da comissão julgadora e deixou o Bumbódromo em protesto após o anúncio das notas do primeiro módulo da segunda noite.

"Existe um vazamento para o outro lado, onde os nomes que foram vazados de alguma forma não agradaria o grupo que seria julgado do lado de lá, e houve a mudança. Sem chamar eu, sem chamar Fred (presidente do Garantido), foi selecionado novos jurados e no meio vieram pessoas que vieram prejudicar Parintins, a cultura do Amazonas", disse Amoedo em coletiva nesta terça-feira.

Ele enfatizou que os nomes dos jurados originais estão em um envelope guardado na Prefeitura de Parintins e que o assunto foi conversado dias antes com o prefeito Matheus Assayag (PSD).

 

"Eu fiz duas perguntas ao prefeito: houve vazamento dos nomes sorteados? O prefeito desviou a resposta. Conversamos outros assuntos e eu perguntei de novo. Ele pediu que eu me tranquilizasse, que estava sendo resolvido da melhor forma e nós confiamos", disse.

 

O mandatário do bumbá azulado informou que, na quinta-feira (26), pediu o afastamento dos jurados Marcos Moreira e Hylnara Vidal. Ele afirmou que Marcos possui ligação com integrantes do Garantido e ex-jurados, sem citar que tipo de vínculo.

Quanto a Hylnara, as acusações são desde uma suposta falsificação do currículo ao recebimento de instruções que comprometeriam a integridade da avaliação. "Os advogados estão atrás do real currículo dela. A gente acredita que é um currículo fake, montado, que ela não tem formação alguma", disse sem apresentar evidências.

 

"Essas duas pessoas simplesmente acabaram com o festival. Chegou ao nosso conhecimento que alguém de um corpo da comissão do Garantido iria dizer para ela qual nota ela teria que dar e como ela teria que justificar aquela nota e tudo o que foi falado está com data, ela seguiu a risca", acusou o presidente do Caprichoso.

Amoedo prosseguiu as acusações afirmando que um homem, identificado apenas como Tardelli e que seria o presidente da comissão julgadora afastada, teria o informado sobre o recebimento de uma suposta ligação onde foi demonstrado o incomodo com uma possível vitória do Caprichoso.