logo Amazônia ON
Notícia

Amom Mandel entrega veículos à Defensoria Pública do Amazonas e reforça compromisso com o acesso à justiça

Amom Mandel entrega veículos à Defensoria Pública do Amazonas e reforça compromisso com o acesso à justiça

Emenda do deputado, de R$1,8 milhão, é a primeira entregue a DPE-AM, somando às ações de fortalecimento da instituição no interior do Estado

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) realizou, nesta segunda-feira (26), a entrega oficial de sete veículos novos à Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). Os 7 automóveis, adquiridos com recursos provenientes de R$ 1,8 milhão em emendas parlamentares de autoria do deputado, vão reforçar a estrutura de atendimento da instituição, especialmente em ações itinerantes e no interior do Estado, onde o acesso à justiça ainda é um grande desafio.

A iniciativa marca a primeira emenda parlamentar destinada à Defensoria Pública do Amazonas, fortalecendo a atuação do órgão e inspirando outros parlamentares a seguir o mesmo caminho. Durante a cerimônia, realizada em Manaus, Amom Mandel destacou o caráter simbólico da entrega.

“Esses veículos não são da Defensoria, nem do meu gabinete. Eles são do povo do Amazonas, que depende da Defensoria para garantir seus direitos”, afirmou o deputado.

A entrega ocorre em um momento significativo para a DPE-AM, que, apenas em 2024, já contabiliza mais de 817 mil atos de atendimento e inaugurou 10 novas unidades, ampliando o alcance dos serviços prestados à população mais vulnerável.

Compromisso com o fortalecimento institucional

O Defensor Público-Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, agradeceu a parceria e ressaltou a importância da atuação do deputado e frisou o compromisso de Amom Mandel com o fortalecimento do acesso à justiça, especialmente nas regiões mais remotas do Estado.

“Sua emenda foi a primeira, e isso abriu caminho. Hoje temos outros deputados querendo colaborar com a Defensoria, mas, se não fosse sua iniciativa, talvez isso nem começasse”, destacou o defensor.

Presente na cerimônia, o Diretor de Promoção de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça, Pedro Martinez, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância do fortalecimento das Defensorias em todo o país. “O acesso à justiça começa com a Defensoria Pública, que é a porta de entrada para quem mais precisa”.

A entrega das caminhonetes, contou com a presença de defensores públicos de diversas regiões que foram presencialmente receber a chave dos veiculos que serão enviados para as sedes da defensoria nos municípios. Em sua fala, Amom Mandel fez questão de destacar sua ligação pessoal com a Defensoria Pública do Amazonas, instituição que, segundo ele, contribuiu para sua formação humana e acadêmica. 

“Aqui, eu sei que existem pessoas com compromisso real com o acesso à justiça. Não estou entregando veículos a uma instituição abstrata, mas a pessoas que escolheram estar aqui para servir à população. Entregar a chave de um carro à Defensoria significa que, quando você precisar de ajuda, ela poderá chegar até você – seja no seu município ou em uma comunidade distante”, acrescentou o deputado. 

Amom Mandel reafirmou que o fortalecimento da Defensoria Pública é uma prioridade de seu mandato, pois é uma das principais ferramentas de combate às desigualdades e de garantia dos direitos fundamentais, sobretudo no interior do Amazonas.