Pior tempestade em 100 anos nos EUA

O furacão Milton, que está se aproximando dos Estados Unidos, foi classificado na noite desta terça-feira (08/10) como de categoria 5 — a mais grave.
Esta categoria corresponde a ocorrências em que os ventos ultrapassam os 252 km/h e quando há muitas construções destruídas e estradas bloqueadas.
A previsão é que o furacão chegue à costa oeste da Flórida na noite de quarta-feira (09) ou na manhã de quinta-feira (10/10), no horário local, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).
Milton pode enfraquecer um pouco à medida que se aproxima da Flórida. Algumas previsões sugerem que ele vai chegar à terra firme como um furacão de categoria 3 — mais isso não quer dizer que não tem um potencial devastador.A potencial combinação de ventos poderosos, chuvas e inundações é muito preocupante.
Os furacões são divididos em cinco categorias com base na velocidade do vento.
De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, os furacões de categoria 3 ou superiores são considerados furacões de alta intensidade devido ao seu potencial de causar perda de vidas e danos consideráveis.
Mais cedo nesta terça-feira, o presidente americano Joe Biden disse que o furacão pode ser o pior dos últimos cem anos nos Estados Unidos.
O presidente pediu que moradores da Flórida que vivem na rota traçada como a mais provável da tempestade deixem suas casas imediatamente. O furacão está avançando pelas águas do Golfo do México em direção aos Estados Unidos.
"É uma questão de vida ou morte", disse o presidente americano.
Em seu relatório mais recente, o NHC informou que o furacão chegou a ventos máximos de 240 km/h.
O ciclone intensificou-se “explosivamente” em 24 horas, já que na tarde de domingo tinha atingido a categoria 1.
"Esta é uma situação muito séria e os residentes da Flórida devem seguir de perto as orientações dos funcionários locais de gerenciamento de emergências", disse o NHC em comunicado nesta terça-feira.
"As evacuações e outros preparativos devem ser concluídos hoje [terça-feira]. Milton tem potencial para ser um dos piores furacões já registrados no centro-oeste da Flórida."