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A famosa marca de recipientes plásticos Tupperware entrou com um pedido de falência nos Estados Unidos nesta terça-feira (17). A companhia e suas afiliadas iniciaram uma petição no Chapter 11 no Tribunal de Falências do país, no distrito de Delaware.
O Chapter 11 da Lei de Falência dos EUA é parecido com um pedido de recuperação judicial no Brasil. Na prática, o instrumento é suspende temporariamente a cobrança de dívidas de uma companhia para permitir que a empresa proponha um plano de reestruturação financeira e, assim, tenha mais tempo para honrar as obrigações com os credores.
Em nota, a Tupperware informou que buscará a aprovação do Tribunal para continuar operando durante o processo e permanecerá focada em fornecer aos seus clientes seus “produtos inovadores e premiados” por meio de consultores de vendas, parceiros de varejo e on-line. A empresa também quer a aprovação judicial para facilitar um processo de venda do negócio, com objetivo de proteger a marca centenária.
“Ao longo dos últimos anos, a condição financeira da empresa foi severamente impactada pelo ambiente macroeconómico desafiador”, diz na nota Laurie Ann Goldman, CEO da Tupperware. “Avaliamos as inúmeras opções estratégicas e concluímos que este é o melhor caminho a seguir. Este processo é destinado a nos fornecer flexibilidade, uma vez que buscamos alternativas para apoiar nossa transformação em uma empresa voltada para o digital e liderada pela tecnologia, melhor posicionada para atender nossos acionistas.”
A notícia de um possível pedido de falência já tinha sido antecipada pela agência internacional Bloomberg e estava repercutindo sobre os papéis da companhia na Bolsa de Nova York (NYSE). Na segunda-feira (16), a TUP desabou 57,5%, chegando a ser negociada a US$ 0,5 – a mais nova penny stock dos EUA. Na terça (17), as ações tiveram as negociações interrompidas devido à alta volatilidade.
Fundada em 1946, a empresa sobreviveu todas essas décadas dependendo fortemente de “vendas diretas”, ou seja, de porta em porta, com uma legião de vendedores amadores. Nos últimos anos, no entanto, as contas da companhia pioraram muito, com a dificuldade de popularização entre o público mais jovem. Em junho deste ano, por exemplo, a empresa chegou a manifestar a intenção de fechar de sua única fábrica nos EUA e demitir 150 funcionários.
Já há algum tempo, a companhia tentava negociar com os credores os mais de US$ 700 milhões em dívidas. Segundo a Bloomberg, a Tupperware havia conseguido um prazo adicional em 2024 devido à violação dos termos do empréstimo, mas a situação financeira continuou a se deteriorar.
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