logo Amazônia ON
Notícia

Ex-apresentador da BBC se declara culpado envolvendo imagens de abuso sexual infantil

Ex-apresentador da BBC  se declara culpado envolvendo imagens de abuso sexual infantil

Huw Edwards, ex-apresentador da BBC, se declarou culpado de três acusações em um caso relacionado a compartilhamento de conteúdo de abuso sexual infantil.

Em uma audiência no Tribunal de Magistrados de Westminster nesta quarta-feira (31/7), Edwards admitiu ter recebido 41 fotos e vídeos obscenos de crianças, que lhe foram enviadas por outro homem no WhatsApp.

Até o ano passado, Edwards era um dos principais apresentadores da BBC no Reino Unido e frequentemente liderava a cobertura de grandes eventos nacionais.

Ele foi preso em novembro de 2023 e acusado no mês passado. Uma sentença final será emitida pela Justiça britânica em 16 de setembro e um pedido de liberdade condicional será analisado.

Edwards estava cercado por policiais ao entrar e sair do tribunal nesta quarta. Seu rosto estava bastante inexpressivo durante a audiência, que durou menos de meia hora.

Quando as acusações foram lidas para ele, ele respondeu "culpado" três vezes, de forma calma.

O advogado disse ao tribunal que seu cliente "não tem apenas um bom caráter, mas um caráter excepcional".

Edwards não está no ar na BBC desde julho de 2023. Ele se demitiu da empresa por orientação médica em abril.

O ex-apresentador recebeu um aumento de 40 mil libras anuais (cerca de R$290 mil) em 2023.

Claire Brinton do Crown Prosecution Service, disse após a audiência que "acessar imagens indecentes de menores perpetua a exploração sexual de crianças, o que causa traumas profundos e duradouros nessas vítimas"

"O CPS e a Polícia Metropolitana conseguiram provar que Edwards estava recebendo material ilegal envolvendo crianças via WhatsApp."