Publicidade


Livro: Um sonho Garantido será lançado em Parintins


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email


Na quarta-feira (17/7), no dia da tradicional matança do Garantido, no “Curralzinho da Baixa”, em Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus), será lançado o livro "Um sonho Garantido", escrito por Cleumara Monteverde, neta de Lindolfo Monte Verde, criador do Boi Garantido. 

A obra, produzida com incentivo da Lei Paulo Gustavo por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), tem como  proposta de acordo com a autora, evidenciar o papel da mãe de Lindolfo, Dona Alexandrina (conhecida como Dona Xanda), na trajetória de vida do seu filho e como foi sua influência na concepção da criação do boizinho. 

Cleumara relata que sua avó era uma mãe observadora, que percebeu que o filho sonhava com a criação de um boi. 

“Ela o incentivou e idealizou as suas primeiras fantasia. Uma mulher a ser admirada e reconhecida por ver além”, avalia Cleumara.


Curuatá

O livro relembra do primeiro boi de Lindolfo, que ele  quando curumim, usando o curuatá (invólucro de uma palmeira), colocava nas costas imitando os movimentos de boi, como as histórias que ouvia. 

Ela lembra que começou a escrever em 2011, mas por inúmeras questões deixou guardado. 

“Com o edital resolvi inscrever e passou. São relatos que ouvi e decidi deixar registrado para servir de fonte de pesquisa para futuras gerações”, explica. 

"Um sonho Garantido" é dividido em doze capítulos e composto de 50 páginas. As ilustrações são de Alexandre Haidos e a revisão de Fátima Guedes. 

Cleumara adianta que os livros serão distribuídos em dez escolas do Estado.