Publicidade


Novo tratamento para aumento da próstata é testado em Manaus


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Uma nova tecnologia para o tratamento da hiperplasia (aumento) benigna da próstata já está disponível para os homens acometidos pela doença em Manaus. O Rezum, de acordo com o urologista Flávio Antunes, é minimamente invasivo, que dispensa cortes e leva em torno de 10 minutos para ser realizado, e usa a energia armazenada no vapor de água para reduzir o tamanho da próstata e proporcionar alívio duradouro, preservando as funções sexuais e urinárias.

“A doença interfere significativamente na qualidade de vida do homem, já que o crescimento da próstata causa sintomas desconfortáveis. A energia do vapor de água, do tratamento Rezum, atinge o excesso de células do tecido e, com o tempo, a resposta de cura do corpo remove o tecido tratado, aliviando a pressão na uretra”.

As pesquisa clínicas feitas mostram que o Rezum  traz alívio sustentado dos sintomas e baixa taxa de retratamento cirúrgico de 4,4% em cinco anos, sem afetar a função sexual. Ele também aumenta a capacidade de tratar próstatas com hiperplasia da zona central, lobo lateral eou lobo mediano.

Ainda segundo Antunes, o tratamento convencional envolve terapias para alívio dos sintomas, além de cirurgias que levam a internação do paciente. Já o Rezum é um tratamento de HPB seguro e eficaz no consultório que preserva a função sexual e fornece melhora significativa e sustentada dos sintomas do trato urinário inferior (LUTS) e qualidade de vida para pacientes que sofrem de HPB.

O procedimento é indicado para pacientes que têm crescimento da próstata até, em torno de, 80 gramas, considerado um tamanho intermediário. Além disso, é indicado para pessoas que não respondem aos medicamentos, as que não podem passar por cirurgia ou as que temem as possíveis consequências cirúrgicas.

Como funciona o Rezum?

Cada tratamento de nove segundos usa 0,42 ml de vapor de água estéril aquecido que se dispersa rápida e uniformemente pelos interstícios do tecido. A condensação do vapor de água libera a energia térmica armazenada. As membranas celulares são desnaturadas, causando morte celular imediata, a vasculatura é fechada e há desnervação dos nervos alfa-adrenérgicos dentro da zona de tratamento, proporcionando um tratamento eficiente, uniforme e previsível.