Publicidade


Em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, campanha é lançada para mobilizar implementação de novos PEVs em Manaus


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

 O foco da Campanha “PEV na Comunidade” é promover um programa de reciclagem nas periferias com inclusão de PEVs e educação ambiental em toda a cidade. 

A campanha “PEV na Comunidade”, realizada pelo o Instituto Rebbú em parceria com a Associação Comunitária do Alvorada, Associação Beneficente Intercultural Kokamas da Amazônia, Centro Social Caminhos da Floresta, Instituto Witoto, Projeto Remada Ambiental, Associação pela Advocacia Popular do Amazonas  - Esperança Garcia, Minha Manaus, Coletivo Miriã Mahsã, MenstRUA e Pedala Manaus é lançada no dia 17 de maio, data em que é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem com intuito de conscientizar a população sobre a importância da separação e destinação correta dos resíduos. 

No Brasil, o índice de reciclagem é de 4%, conforme dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Em Manaus, os números de reciclagem estão abaixo da média nacional, segundo dados (2022) da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), a capital amazonense apresenta uma taxa de reciclagem de apenas 2,2%, e os PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) são umas das estratégias fundamentais para viabilizar o processo da logística reversa, pois são o principal elo entre o resíduo e a reciclagem. 

A falta de pontos adequados para o descarte correto do lixo traz uma série de problemas para a cidade e população em geral. O descarte irregular faz com que haja acúmulo de lixo, atraindo doenças,  entupimento de bueiros e provocando alagamentos de rios e igarapés.


Foi pensando nisso, que foi criada a  campanha “PEV na Comunidade” que tem o objetivo de que  os candidatos e candidatas à prefeitura de Manaus em 2024, incluam nos seus planos de governo, um programa de reciclagem nas periferias com a metodologia do Instituto Rebbú, garantindo PEVs dentro dos bairros periféricos de forma acessível e ações de educação ambiental para os moradores desses bairros.  

Para Sandy Ortega, moradora do Parque das Tribos, o primeiro bairro indígena de Manaus, não existe um sistema de coleta correto na sua comunidade. “Aqui a gente não recicla o lixo, porque não existe um ponto de coleta correto, o lixo vai diretamente para os coletores,  mas quando isso não acontece, eles colocam em um ponto que fica na entrada do bairro, mas fica de forma horrível”, disse.
 
É através da escuta com as comunidades que foi desenvolvida toda a estratégia da campanha, pensado em uma maneira de incentivar a reciclagem em Manaus, a educação ambiental para os moradores das comunidades e a implementação de novos PEVs em pontos acessíveis, sendo essa uma metodologia para promover a promoção de uma política pública de forma participativa e que ouve os mais afetados. 


Para a Diretora do Instituto Rebbú e Coordenadora da Campanha, Emile Gomes, essa campanha abre caminhos para ouvir as demandas da população. “Quando a gente fala de um programa reciclagem nas periferias de forma participativa, a gente abre caminhos para construir políticas públicas que realmente sejam eficazes para a população, não só na pauta ambiental, mas como um todo, pois a gente dá espaços para escutar as demandas das comunidades e construir coletivamente as soluções”, pontuou.


Para saber mais detalhes da campanha, aprofundamento na metodologia e formas de apoiar, acesse em: rebbu.org/pevnacomunidade.

 Sobre o Instituto Rebbú 


O Instituto Rebbú é uma organização social apartidária, com sede em Manaus e tem como missão combater as vulnerabilidades sociais com recorte de gênero.

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Grávida é presa pela 2ª vez, em menos de 1 ano, pelo golpe do pix falso em Manaus

Grávida é presa pela 2ª vez, em menos de 1 ano,...


Atendente que furtou bilhete da Mega embolsou prêmio da Lotofácil

Atendente que furtou bilhete da Mega embolsou prê...


Idoso morre após explosão de celular dentro de caminhão em Manaus

Idoso morre após explosão de celular dentro de c...