logo Amazônia ON
Notícia

Tradicional provocação do amo do boi é proibida no Festival de Parintins 2024

Tradicional provocação do amo do boi é proibida no Festival de Parintins 2024

O Festival Folclórico de Parintins ainda nem começou, mas já é motivo de debate entre as galeras dos bois Caprichoso e Garantido, pois nesta quinta-feira (25), foi divulgado um novo regulamento e uma das mudanças mais destacadas afeta diretamente o item “amo do boi”.

Conforme o capítulo 8 do atual regulamento, está proibida qualquer forma de provocação pessoal, verbal ou xingamentos entre os bois e, caso seja violado, há penalidades a serem aplicadas. O regulamento foi assinado pelos presidentes dos bois, Rossy Amoedo e Fred Góes.

O Amo do Boi desempenha um papel significativo durante o Festival de Parintins. Ele é uma espécie de porta-voz ou representante simbólico do boi em cada uma das duas agremiações.

Durante as apresentações, o item carrega várias responsabilidades, entre elas, ele é responsável por interagir com a plateia, explicando partes da história apresentada e incentivando o público a participar das brincadeiras e cantar junto. Atualmente, os bois têm Prince do Caprichoso e João Paulo Faria como itens das associações folclóricas.

Nas redes sociais, as torcidas não gostaram de saber da nova regra: