logo Amazônia ON
Notícia

Diretoras do Iteam divulgam o projeto Empreendedores de Impacto em Boa Vista

Diretoras do Iteam divulgam o projeto Empreendedores de Impacto em Boa Vista

Durante a recente Jornada de Integração Regional em Boa Vista, Roraima, Juliana Nakano e Eliana Cássia de Souza, diretoras do pelo Instituto Tecnológico Educacional da Amazônia (Iteam), apresentaram o projeto Empreendedores de Impacto. A iniciativa, apoiada pela Suframa, tem como objetivo oferecer treinamento gratuito para startups emergentes, capazes de impulsionar o desenvolvimento regional de forma sustentável. As educadoras foram calorosamente recebidas pelo prefeito Arthur Henrique Brandão Machado e equipe da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que promoveram o evento na capital roraimense. 
Com recursos provenientes da Lei de Informática, sob a supervisão do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) Suframa),  O Empreendedores de Impacto será realizado, além de Boa Vista, em outras três capitais da Amazônia: Manaus, Porto Velho e Macapá. 
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no pelo www.empreendedoresdeimpacto.com, onde os interessados encontram também o edital e o regulamento do programa de forma detalhada. O processo é totalmente digital, permitindo que candidatos de qualquer localidade nos estados-alvo se inscrevam sem a necessidade de deslocamento. “O projeto engloba cinco etapas e, ao final, as cinco melhores equipes irão receber um investimento de R$ 65 mil em seus projetos”, reforça Eliana Souza. 
O programa de aceleração para startups é inclusivo e aberto a empreendedores de todas as idades a partir de 17 anos. Tanto ideias já validadas e implementadas quanto conceitos ainda no papel são bem-vindos. Serão capacitadas até 520 pessoas organizadas em startups com no mínimo 2 e no máximo 4 componentes.  
As startups brasileiras têm experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos. Ao todo, já são mais de 12 mil, sendo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o que faz do país um dos principais polos de inovação e empreendedorismo da América Latina.
O crescimento é impulsionado por uma combinação de fatores, incluindo o aumento do investimento, a disponibilidade de talentos tecnológicos e um ambiente regulatório favorável.