Publicidade


Registro profissional de economista passa a ser exigido no CNU após articulação do Cofecon e Corecon-AM


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), junto ao Conselho Federal de Economia (Cofecon), obteve êxito na articulação para incluir o requisito de registro profissional para os aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) do Governo Federal, nos cargos designados como Economista.

A alteração no Edital 06/2024 do CNU foi proposta pelas entidades, conforme o que especifica a Lei 1.411/51, que dispõe sobre a profissão de Economista. Segundo a norma jurídica, só podem exercer a profissão as pessoas devidamente registradas em um dos Corecons.

O presidente do Corecon-AM, economista Márcio Paixão, explica que diante da falta da obrigatoriedade de registro exposta no edital do CNU, o Corecon-AM somou esforços junto ao Sistema Cofecon/Corecons pela mudança, tendo em vista a importância do CNU para a inserção dos economistas em posições estratégicas no serviço público.

“Nós ajuizamos um processo junto ao governo, e recebemos o retorno de que, felizmente, foi aprovado. Então, o edital foi retificado e incluído que o economista que passar no concurso deve ter o seu registro ativo junto ao Conselho Regional de Economia. Isso é uma vitória do Conselho e dos economistas”, afirma o presidente.

O edital retificado diz respeito ao Bloco 6 do CNU, para os cargos B6-09-A, B6-10-B e B6-11-A, nos ministérios da Gestão e Inovaçãoe em Serviços Públicos, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e do Planejamento e Orçamento, respectivamente. O mesmo pode ser acessado no link https://bit.ly/4bK9uZj.

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Grávida é presa pela 2ª vez, em menos de 1 ano, pelo golpe do pix falso em Manaus

Grávida é presa pela 2ª vez, em menos de 1 ano,...


Atendente que furtou bilhete da Mega embolsou prêmio da Lotofácil

Atendente que furtou bilhete da Mega embolsou prê...


Idoso morre após explosão de celular dentro de caminhão em Manaus

Idoso morre após explosão de celular dentro de c...