Publicidade


Cidade do México está a poucos meses de ficar totalmente sem água


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Alejandro Gomez está sem água corrente há mais de três meses. Às vezes, a água dura uma ou duas horas, mas apenas um pequeno gotejamento, apenas o suficiente para encher alguns baldes. Depois nada durante muitos dias.
 

Gomez, que mora no distrito de Tlalpan, na Cidade do México, não tem um grande tanque de armazenamento, por isso não recebe entregas de caminhões-pipa, porque  simplesmente não há onde armazenar a água. Em vez disso, ele e sua família usam o que podem comprar e armazenar.

Quando se lavam, eles captam o escoamento para dar descarga. “É difícil”, disse ele à CNN. “Precisamos de água, é essencial para tudo.”

A escassez de água não é incomum neste bairro, mas desta vez parece diferente, disse Gomez. “No momento, estamos com esse clima quente. É ainda pior, as coisas são mais complicadas.”

A Cidade do México, uma metrópole em expansão com quase 22 milhões de habitantes e uma das maiores cidades do mundo, enfrenta uma grave crise hídrica, à medida que um emaranhado de problemas – incluindo a geografia, o desenvolvimento urbano caótico e infra-estruturas com vazamentos – são agravados pelos impactos das alterações climáticas.

Anos de chuvas anormalmente baixas, períodos de seca mais longos e temperaturas elevadas aumentaram o estresse num sistema de água que já se esforça para lidar com o aumento da demanda. As autoridades foram forçadas a introduzir restrições significativas à água bombeada dos reservatórios.

“Vários bairros sofrem com a falta de água há semanas e ainda faltam quatro meses para o início das chuvas”, disse Christian Domínguez Sarmiento, cientista atmosférico da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Os políticos minimizam qualquer sensação de crise, mas alguns especialistas dizem que a situação atingiu agora níveis tão críticos que a Cidade do México pode estar caminhando para a seca total em uma questão de meses – quando as torneiras secarem em grandes áreas da cidade.