Novo vÃrus é encontrado na Rússia e cientistaas ficam em alerta!
Vírus da Covid-19 pertence à subcategoria dos sarbecovírus, assim como o recém-descoberto Khosta-2.Vírus da Covid-19 pertence à subcategoria dos sarbecovírus, assim como o recém-descoberto Khosta-2.
Uma equipe de cientistas identificou um novo vírus similar ao Sars-CoV-2, causador da Covid-19, em morcegos na Rússia. Batizado de Khosta-2, o patógeno é da mesma subcategoria de coronavírus, os sarbecovírus, e é também uma zoonose – doença que inicialmente circula entre animais. No entanto, os pesquisadores alertam que o Khosta-2 tem proteínas que podem levá-lo a infectar humanos, e que os anticorpos de pessoas vacinadas para a Covid, assim como os monoclonais disponíveis hoje como tratamento, não se mostraram eficazes em combatê-lo em testes.
— É uma questão importante a análise feita in vitro (laboratório) de que o vírus tem esse potencial de replicação em células humanas. É um alerta, mas isso pode nunca se realizar na prática. Só que mostra algo fundamental que temos hoje, que são muito mais grupos atentos a esse tipo de situação, uma necessidade de vigilância melhor que ficou clara com a pandemia da Covid-19. Assim podemos antever novos problemas, a emergência de novos patógenos e ter capacidade de evitar que eles avancem — explica o coordenador da Rede Corona-Ômica BR – MCTI , monitoramento nacional de amostras do vírus da Covid-19, Fernando Spilki, virologista da Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul.
Fonte:OGlobo
