Publicidade


Caixas para deixar bebês se multiplicam nos EUA


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Inicialmente instalada num quartel de bombeiros em Carmel, no estado de Indiana, a Safe Haven Baby Box (caixa para bebês refúgio seguro), não havia sido usada. Disponível há três anos para qualquer pessoa que quisesse abandonar um bebê ali de maneira anônima, nunca havia sido usada – até que no início de abril, o alarme disparou, o bombeiro Victor Andres abriu a caixa e encontrou ali um recém-nascido envolto em toalhas.

A descoberta chegou ao noticiário local, que descreveu o ocorrido como "um momento para celebração". Ainda no mesmo mês, Andres tirou outro bebê da caixa, desta vez uma menina recém-nascida, já em maio, um terceiro bebê apareceu.
Até a chegada do verão, três outros bebês tinham sido deixados em outros pontos do estado que contam com as caixas para receber bebês.

Esse trabalho faz parte do movimento do refúgio seguro, há anos estreitamente vinculado ao ativismo anti - aborto. Os refúgios seguros oferecem a mães desesperadas uma maneira de entregar seu recém-nascido para adoção de modo anônimo e com isso, segundo seus defensores, evitando machucar, abandonar ou mesmo matar os bebês.

Nos últimos cinco anos nos EUA, mais de 12 estados aprovaram leis permitindo a instalação de caixas para bebês ou ampliando opções de refúgio seguro. Especialistas dizem que as entregas de bebês a refúgios seguros provavelmente vão aumentar.