Vacina contra Covid-19 está disponível em 11 pontos de atendimento neste sábado, 18/6


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

A Prefeitura de Manaus informa que a vacina contra a Covid-19 estará disponível em 11 pontos de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), neste sábado, 18/6. As unidades irão funcionar das 8h às 12, com oferta de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses do imunizante para todos os públicos – crianças de 5 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos e os demais segmentos acima de 18 anos.
 

Nas 11 unidades também estarão disponíveis as doses contra influenza (gripe) e sarampo para os grupos contemplados na campanha de vacinação anual, e todas as vacinas do calendário básico de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, destaca que, apesar dos avanços na campanha municipal de vacinação contra a Covid-19, um número expressivo de usuários ainda não voltou aos postos para receber a terceira dose da vacina. “Lembramos, mais uma vez, que a eficácia dos imunizantes contra a Covid cai depois de um período de quatro a seis meses, por isso as doses de reforço são necessárias e devem ser feitas no intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde”.

 

Todos os públicos, a partir de 12 anos de idade podem receber o primeiro reforço (terceira dose). Quem tem entre 12 e 59 anos deve ser vacinado quatro meses após a segunda dose. Idosos acima de 60 anos ou mais, após três meses, e pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos, após 28 dias da segunda dose. Para os adolescentes de 12 a 17 anos, a dose de reforço pode ser tomada dois meses depois da segunda dose.

 

Gripe

Em relação à campanha de vacinação contra sarampo e influenza (gripe), o secretário também observa a baixa adesão da maior parte dos grupos contemplados e reforça a necessidade de comparecimento do público aos postos de vacinação para aumentar a cobertura vacinal, especialmente das crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

 

“Os grupos com as maiores coberturas até o momento são o de professores, com a vacinação contra influenza, e o de trabalhadores da saúde, com a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola)”, informa o secretário.

 

Djalma Coelho esclarece que a vacina contra influenza está sendo ofertada para os 17 grupos definidos como prioritários pelo Ministério da Saúde – crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, puérperas, povos indígenas e outros 11 grupos podem ser consultados no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br). Já a vacina contra o sarampo está voltada apenas para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e para os trabalhadores da saúde.

 

“A campanha foi prorrogada até o próximo dia 24 e a partir daí as doses restantes serão disponibilizadas para a população em geral e só voltaremos a ter a vacina contra a influenza na próxima campanha anual, ou seja, no ano que vem”, explica o secretário.

 

Consulta

A lista das unidades abertas neste sábado para a vacinação pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook). Nas plataformas também estão disponíveis todas as informações sobre as doses autorizadas para os diferentes públicos.

 

Para receber as vacinas, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e a carteira de vacinação. As crianças e adolescentes precisam estar acompanhadas de um dos pais ou de um responsável que seja maior de idade.

 

Locais de vacinação deste sábado, 18/6:

 

8h às 12h

 

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau, na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul

UBS Áugias Gadelha – Rua 15, s/nº, Cidade Nova I

UBS Balbina Mestrinho – Rua Major Silvério J. Nery, nº 170, Núcleo 3, Cidade Nova

UBS Maj PM Sálvio Belota – Rua Samambaia, nº 786 – Santa Etelvina

 

Zona Sul

USF Dr. José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº – Flores

UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/nº – Morro da Liberdade

 

Zona Leste

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº -Zumbi

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº – São José Operário

USF Leonor Brilhante – Avenida Autaz Mirim, s/nº – Tancredo Neves

 

Zona Oeste

UBS Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº – Glória

UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa I

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saiba o que é proibido dentro da arena do Bumbódromo

Saiba o que é proibido dentro da arena do Bumbód...


Asfalta Manaus - Mais de 1 mil ruas renovadas

Asfalta Manaus - Mais de 1 mil ruas renovadas...


Ruas do conjunto Boas Novas ganham novo asfalto da Prefeitura de Manaus

Ruas do conjunto Boas Novas ganham novo asfalto da...


Marca de Beleza Nacional traz nova linha de cuidados com morango e vitamina C

Marca de Beleza Nacional traz nova linha de cuidad...