Prefeitura destaca relação entre saúde e prevenção à violência contra a pessoa idosa em UBSs


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Com a proposta de promover a reflexão sobre a valorização da pessoa idosa, a Prefeitura de Manaus realiza, no período de 13 a 17 de junho, ações de educação em saúde voltadas à prevenção da violência a esse segmento social. A programação, que será desenvolvida nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é uma forma de apoio à rede de proteção.

O trabalho de sensibilização, que tem como referência o dia 15 de junho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como marco para repudiar a violência contra a população idosa, será realizada pelo Núcleo de Saúde do Idoso da Semsa, a partir de atividades educativas com os usuários atendidos nas unidades de saúde.

Em uma abordagem simples e objetiva, as equipes da Semsa vão mostrar como a promoção à saúde cria as bases para a autonomia e o protagonismo social do público envelhescente (pessoas a partir dos 50 anos) e idoso.

Para o titular da Semsa, Djalma Coelho, o processo de educação em saúde é importante para que a sociedade mude sua concepção acerca do envelhecimento e encare a promoção à saúde como fundamental para garantir a qualidade de vida da população idosa.

“A prevenção à violência contra a pessoa idosa está diretamente relacionada à qualidade de saúde, que cria as condições para o seu protagonismo. Quanto mais ativo física e mentalmente, mais possibilidade esse idoso terá de criar relacionamentos sociais, ficando menos vulnerável às formas de violência. Por isso, é importante que todos nós modifiquemos nosso olhar partindo do princípio de que o envelhecimento é um processo e que, para cada pessoa, as mudanças físicas, comportamentais e sociais se desenvolvem em ritmos diferentes”, assinalou.

 

Carteira de serviços

A chefe do Núcleo de Saúde do Idoso, enfermeira Eliny Rocha, destaca que a Rede de Atenção Primária tem avançado na oferta de serviços de promoção de saúde à pessoa idosa.

Ela explica que na carteira de serviços da atenção primária estão incluídas consultas médicas, e pontua que a avaliação multidimensional, que permite a análise da funcionalidade e outras condições de risco que podem comprometer a vida do usuário da terceira idade, são importantes para prestar um serviço de saúde mais direcionado a esse público.

“A avaliação multidimensional da pessoa idosa é um exame de rastreio que verifica a vulnerabilidade física do idoso na comunidade, possibilitando identificar se esse usuário é autônomo e independente, se está em risco de fragilização ou se é um idoso fragilizado. A partir dessas informações os profissionais de saúde podem conduzir o atendimento ao idoso de forma mais qualificada”, destacou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Saiba o que é proibido dentro da arena do Bumbódromo

Saiba o que é proibido dentro da arena do Bumbód...


Asfalta Manaus - Mais de 1 mil ruas renovadas

Asfalta Manaus - Mais de 1 mil ruas renovadas...


Ruas do conjunto Boas Novas ganham novo asfalto da Prefeitura de Manaus

Ruas do conjunto Boas Novas ganham novo asfalto da...


Marca de Beleza Nacional traz nova linha de cuidados com morango e vitamina C

Marca de Beleza Nacional traz nova linha de cuidad...