Novembro 11

Categoria: Saúde

Vacinação contra a Covid-19 terá novos shoppings como pontos de atendimento em Manaus


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

A campanha municipal de vacinação contra a Covid-19, coordenada pela Prefeitura de Manaus, terá mais dois centros comerciais entre os pontos de atendimento à população. Nesta quarta-feira, a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, esteve em reunião com os representantes do Shopping Manaus Via Norte, na zona Norte, e do Millennium Shopping, na zona Centro-Sul, para acertar os detalhes de uso desses espaços para a vacinação de primeira, segunda e terceira doses.

 

Anúncios

De acordo com a secretária, o ponto do Via Norte deve abrir no próximo sábado, (13), funcionando sempre de quinta a domingo, das 11h às 20h. Já o do Millennium começa a operar na próxima terça-feira, (16), permanecendo aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Os dias e períodos de atendimento diferenciados foram definidos de acordo com o movimento do público e o horário de funcionamento de cada shopping.

A vacinação nos shopping centers teve início no último sábado e ocorre em parceria com o governo do Amazonas. A secretária destaca que a diversificação dos pontos de atendimento é uma das estratégias da campanha municipal para ampliar o acesso da população à vacina, com novas alternativas de locais e horários para os que ainda não se vacinaram.

Além dos pontos de grande fluxo, unidades de saúde e shoppings, os usuários também podem contar com um ponto de vacinação na feira da Manaus Moderna, instalado, também no último sábado, pela Prefeitura de Manaus para atender trabalhadores, visitantes e clientes da feira e do comércio do entorno.

“Estamos trabalhando com uma média de 40 a 50 pontos de atendimento diário em Manaus, buscando cumprir a determinação do prefeito David Almeida, de chegar o mais próximo possível da população. Por isso, desde o início, procuramos adotar estratégias diferenciadas que atendam às necessidades de cada fase da campanha”.

Shádia Fraxe ressalta que, com a abertura de novos pontos, o objetivo é facilitar a adesão da população à vacina e, principalmente reduzir a quantidade dos que se encontram em atraso com a segunda dose, que chega, no momento, a aproximadamente 360 mil pessoas.

“Estamos às vésperas de chegar à marca dos 3 milhões de doses aplicadas, mas infelizmente ainda temos esse grande número de pessoas que não voltaram aos postos para fazer sua segunda dose”, observa a secretária, destacando que a segurança individual e coletiva está relacionada à imunização e que a flexibilização das medidas de proteção só pode avançar diante de percentuais elevados da população com o esquema vacinal completo. “Não podemos avançar enquanto não tivermos entre 70% e 80% da população totalmente imunizada”, frisa.

 

Positivo

A secretária informa que a utilização dos shoppings para vacinação tem um saldo de 5,6 mil pessoas vacinadas nos dois primeiros dias de funcionamento (6 e 7/11), conforme o Sistema Municipal de Vacinação (SMV), e que o resultado é considerado positivo.

“Em reunião na última segunda-feira com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e com a Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS), avaliamos que a população está comparecendo a esses locais, inclusive muitas pessoas que ainda não tinham tomado nem mesmo a primeira dose”.

No ponto da feira da Manaus Moderna, em três dias de funcionamento foram aplicadas 1.428 doses de vacina. “Esse é um ponto que tem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e onde também temos tido bons resultados”, avalia Shádia Fraxe.

A secretária ressalta que ainda não há data para o término das ações nos novos espaços e que novas estratégias serão definidas conforme o cenário.

“A ideia é suspendermos o atendimento nos pontos de grande fluxo, onde a demanda vem diminuindo, concentrando os esforços em pontos alternativos”. Shádia informa que o Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na zona Norte, deixará de funcionar com o início das atividades no shopping Via Norte, no próximo sábado, 13, e que os demais (Studio 5, Sambódromo e Sesi) devem deixar de operar no final de novembro.

Até o momento, Manaus tem 68,9% da população vacinável (acima de 18 anos) com o esquema vacinal completo, o que corresponde a 1.230.937 de pessoas e 91 % (1,62 milhão) com pelo menos uma dose e com dose única. O número total de doses, entre primeira, segunda e dose de reforço, aplicadas desde janeiro, na capital, é de 2.933.609.

 

Atendimento

Nesta quinta-feira, 11, estarão à disposição dos usuários 55 pontos de vacinação. Serão cinco locais de grandes fluxos e 44 unidades de saúde funcionando das 9h às 16h, cinco shoppings, que estarão abertos das 11h às 21h e a feira da Manaus Moderna, que também irá funcionar das 9h às 16h.

Todos os pontos irão oferecer primeira, segunda e terceira doses, para os que atenderem os critérios de vacinação. A lista completa dos locais com os horários de funcionamento está disponível no site da Semsa e pode ser acessada diretamente pelo link http://bit.ly/localvacinacovid19, no site da Semsa, e nas redes sociais da secretaria @semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus, no Facebook

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 ano...


Empresa britânica planeja criar estúdio de cinema no espaço em 2024

Empresa britânica planeja criar estúdio de cinem...


Riscos da Ômicron são 50% a 60% inferiores aos da variante Delta

Riscos da Ômicron são 50% a 60% inferiores aos d...