Novembro 08

Categoria: Saúde

Amazonas recebe 32.760 novas doses de vacinas contra Covid-19


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Imunizantes da Pfizer vão reforçar ações de vacinação na capital

O Governo do Estado recebeu, nesta segunda-feira (08/11) um novo lote com 32.760 novas doses de vacinas contra a Covid-19. O carregamento, enviado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), trouxe imunizantes do tipo Pfizer/BioNtech, referentes à 129ª pauta de distribuição da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.

A remessa chegou à capital amazonense em vôo comercial da Latam Linhas Aéreas, por volta das 11h. Depois de serem descarregados no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde foram recebidos por agentes da Fundação de Vigilância e Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), os volumes foram escoltados pela Polícia Federal até a sede da FVS, sendo lá contabilizadas e acondicionadas.

A vacina Pfizer vem sendo o imunizante aplicado como terceira dose. Profissionais da saúde afirmam que o tipo é totalmente seguro e recomendado para realizar o reforço da imunização nos grupos selecionados – no caso do Amazonas, os trabalhadores da saúde e idosos a partir de 60 anos que tomaram a segunda dose há seis meses ou mais; além dos imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais.

Vacina Amazonas – O Governo do Amazonas ampliou a imunização por meio da oferta de doses contra a Covid-19 em shoppings centers, que teve início no sábado (06/11). Postos de vacinação foram montados em cinco espaços: Manauara Shopping, Shopping Grande Circular, Sumaúma Park Shopping, Shopping Ponta Negra e Amazonas Shopping, este último funcionou durante o sábado e, no domingo (07/11) foi transferido para o Manaus Plaza Shopping.

Somente no primeiro dia da ação nos centros de compras, a campanha alcançou quase 4 mil pessoas vacinadas com a primeira, segunda ou terceira dose da vacina contra a Covid-19. A mobilização, que continua durante as próximas semanas, é uma busca ativa coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) em parceria com a FVS-RCP.

Vacinômetro – A FVS-RCP divulga o consolidado diário de vacinação contra Covid-19 no Amazonas. Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 4.610.329 doses foram aplicadas em todo o estado até este domingo (07/11), sendo 2.625.854 de primeira dose, 1.832.744 de segunda dose, 52.063 com dose única e 99.668 de terceira dose (dose de reforço).

NOTÍCIAS RELACIONADAS