Novembro 05

Categoria: Saúde

Estudos apontam que poluição do ar pode afetar a fertilidade masculina


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 99% da população mundial respira ar com altos níveis de poluição e isso causa impactos gigantescos no organismo humano. Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Maryland, dos Estados Unidos, descobriu a poluição do ar pode afetar até mesmo a fertilidade masculina.

Anteriormente, sabia-se que a inalação de partículas de poluição podia aumentar danos cardiovasculares e respiratórios, aumentando a chance do desenvolvimento de doenças como asma, câncer de pulmão e até mesmo a probabilidade um AVC (acidente vascular cerebral).

 

Poluição e nascimentos prematuros

Poluição do ar pode prejudicar a fertilidade masculina. Imagem: SD-Pictures (Pixabay)

De acordo com a pesquisa publicada pela revista Environmental Health Perspectives, a poluição causa uma inflamação de um neurônio responsável pelo ciclo do sono e obesidade, causando uma redução da contagem de espermatozoides.

“Já tinham estudos, feitos inclusive no Brasil, que mostraram que a poluição afeta o sêmen de animais. O que esse estudo mostra é que a poluição parece ter um efeito direto no cérebro, levando a um processo inflamatório que repercute na produção de espermatozoides”, explicou o especialista em reprodução humana da clínica Mater Prime, Matheus Roque, ao jornal O Globo.

Os pesquisadores chegaram a conclusão do estudo analisando ratos saudáveis e outros geneticamente modificados que não tinham os neurônios com um marcador de inflamação. Em seguida, os dois grupos foram expostos ao ar poluído.

O grupo geneticamente modificado não apresentou redução na contagem de espermatozoides, preservando a fertilidade dos animais. Com isso, pode-se descobrir como a poluição afeta a fertilidade e criou-se a possibilidade de reverter ou prevenir a ação do ar poluído no cérebro humano.

Fonte: Olhar Digital

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 ano...


Empresa britânica planeja criar estúdio de cinema no espaço em 2024

Empresa britânica planeja criar estúdio de cinem...


Riscos da Ômicron são 50% a 60% inferiores aos da variante Delta

Riscos da Ômicron são 50% a 60% inferiores aos d...