logo Amazônia ON
Notícia

Semsa inicia segundo LIRAa de 2014

Semsa inicia segundo LIRAa de 2014

Com uma redução de 81,2% no número de casos suspeitos de dengue registrados no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2013, a Prefeitura de Manaus mantém de forma intensa as ações de combate à doença e iniciou na segunda-feira, 05, o segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2014.

Durante o período do LIRAa, que segue até o dia 13 de maio, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irão vistoriar um total de 27.304 imóveis selecionados por amostragem no município de Manaus. Cerca de 600 profissionais estarão envolvidos no levantamento, identificando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, verificando o grau de infestação do mosquito transmissor da dengue e eliminando os criadouros encontrados.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, informa que o LIRAa é uma das principais estratégias do Ministério da Saúde utilizadas para subsidiar as ações de controle e combate à dengue, realizado em todo o Brasil de três meses em três meses. “Após o levantamento, é possível verificar quais locais da cidade apresentam maior índice de infestação e, a partir desses dados, elaborar as ações de prevenção que devem ser adotadas no combate à dengue para os próximos meses, definindo as áreas prioritárias, de acordo com a realidade de cada zona geográfica em Manaus”, destaca Homero de Miranda Leão.

O primeiro LIRAa de 2014, realizado no período de 03 a 13 de fevereiro, registrou um índice de 3,9%, considerado de médio risco para os casos de dengue em Manaus. De acordo com o Ministério da Saúde, um índice de infestação inferior a 1% significa que o município apresenta baixo risco e de 1% a 3,9% significa estado de alerta. Acima de 4%, há maior predisposição para a ocorrência de casos de dengue.

No LIRAa realizado no mês de fevereiro, as zonas Norte e Leste apresentaram índices de 5,1% e 6,7%, respectivamente, o que representa alto risco para a dengue. A zona Oeste registrou 1,8% e a zona Sul registrou um índice de 1,9%.

Casos

De janeiro a abril de 2014, foram notificados em Manaus 2.276 casos suspeitos de dengue (Fonte: SINANNET/Gevep/Devae/Semsa/PMM *Dados parciais, até o mês de abril/2014). O número representa uma redução de 81,2% em comparação com o mesmo período de 2013, quando foram notificados 12.056 casos suspeitos. A maioria dos casos notificados este ano foi em indivíduos do sexo masculino na faixa etária de 20 a 34 anos (34,8%).