SAMBA SEM PRECONCEITO          


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

SAMBA SEM PRECONCEITO          

 

 

Em um ano marcado pelo desfile da diversidade, a escola Unidos do Alvorada (AM) escolhe homenagear a atriz Tathi Piancastelli, pedindo na passarela o fim do preconceito com as pessoas com síndrome de Down e com todas as outras minorias

 

 

 

"O meu samba não tem preconceito/ Ele pede respeito e inclusão pra viver/ Liberdade pra sonhar/ Igualdade em cada ser." Com esses versos, o samba-enredo “Oi, Eu Estou Aqui, Alvorada com um Cromossomo a mais mostra que ser Diferente é Normal”, da escola manauara Unidos do Alvorada trata de um assunto necessário e urgente: a diversidade.

 

A festa da agremiação se baseia na história de Tathi Piancastelli, atriz de 35 anos que tem síndrome de Down. Premiada internacionalmente por seu trabalho na peça "Meninas dos Meus Olhos", Tathi está surpresa com a repercussão de sua trajetória. “Eu não esperava uma homenagem assim, fiquei emocionada. O samba é muito lindo”, emociona-se ela, que, no dia 22 de fevereiro, desfilará no sambódromo da capital amazonense, o terceiro maior carnaval do Brasil. Além da atriz, estarão na passarela outras pessoas com a trissomia 21. São elas: Débora Seabra, a primeira professora com a síndrome no país, a ativista Mariana Amato, que trabalha com suporte para autonomia para outras pessoas com deficiência intelectual e o lutador de taekwondo Matheus Rocha, única pessoa com a condição no mundo a saltar de paraquedas sem instrutor.

 

Aproveitando essa oportunidade, será gravado um documentário mostrando a comunidade do Alvorada e a vida de Tathi. Ao mostrar que sua condição não impede que ela seja feliz, o objetivo é jogar luz à forma como as minorias ainda são tratadas e incentivar um novo olhar.

 

O samba-enredo mistura a trajetória de Tathi com a história da própria síndrome, abordando passagens da vida de Tathi, as descobertas da ciência e o desenvolvimento dos apoios multidisciplinares. Reforçando o slogan da ONG Instituto MetaSocial, da qual Tathi é uma das representantes e que diz "Ser diferente é normal", a homenageada comemora: "Esse ano vai ser alegria e inclusão em Manaus”.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BBB 20: Prova do líder será de sorte

BBB 20: Prova do líder será de sorte...


Sobe para 229 o número de casos confirmados de Covid-19 no Amazonas

Sobe para 229 o número de casos confirmados de Co...


Sou feliz por ter você assim mesmo “Autista”

Sou feliz por ter você assim mesmo “Autista”...



Hapvida inova em dispositivo de proteção médica no combate à Covid-19

Hapvida inova em dispositivo de proteção médica...


Coronavírus: Amazonas já soma 200 casos

Coronavírus: Amazonas já soma 200 casos ...


FIQUEM EM CASA, QUE NÓS ENTREGAREMOS!

FIQUEM EM CASA, QUE NÓS ENTREGAREMOS!...


Playlist Ouça os artistas do norte está disponível no Spotify

Playlist Ouça os artistas do norte está disponí...


Corpo de Bombeiros do Amazonas alerta sobre o uso correto do álcool 70% em casa

Corpo de Bombeiros do Amazonas alerta sobre o uso ...


Coronavírus: Amazonas tem 175 casos confirmados e três óbitos no Estado

Coronavírus: Amazonas tem 175 casos confirmados e...