Polícia Civil orienta consumidores a ficarem atentos a golpes de consórcios na capital


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Eduardo Paixão, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) orienta a população a ficar atenta a golpes de consórcios que têm ocorrido em Manaus. A autoridade policial elenca quatro tipos de golpes denunciados com frequência na especializada e fornece dicas de como proceder para evitar ser vítima dessas práticas criminosas. Conforme o delegado, os golpes que têm sido recorrentes na cidade são:

1 – Golpe de carta de crédito contemplada

“Esse golpe consiste em oferecer cartas de crédito já contempladas, por meio de anúncio no jornal ou aplicativos de vendas, onde a vítima passa a acreditar que se pagar uma comissão vai entrar em um consórcio já sorteado. A pessoa enganada faz o pagamento da taxa de transferência e, posteriormente, descobre que foi enganada, pois entra em um novo consórcio não sorteado”, explicou Paixão.

O titular da Decon destaca que a venda de um consórcio contemplado pode ser realizada apenas por uma pessoa que obteve a carta de crédito e deseja sair. Todo o procedimento deve ser tratado diretamente com a empresa do consórcio, conforme o delegado.  

2 – Consórcio inexistente ou não autorizado

“Outro golpe é a venda de consórcios que não estão autorizados a funcionar ou que não existem. Alguns golpistas criam empresas de fachada para vender supostas cotas e, depois, somem com o dinheiro dos investidores. Para não cair no golpe do consórcio inexistente ou não autorizado, analise se a empresa realmente existe, verificando o número de telefone, endereço e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)”, aconselhou Paixão.  

3 – Golpe da venda de imóvel ou automóvel em sites de compra e venda  

De acordo com Paixão, estelionatários costumam simular a venda de casas e automóveis em sites de compra e venda, com preços extremamente abaixo da média, que induz o consumidor a fechar um negócio com garantia de contrato. Posteriormente, a vítima não percebe que pagou para entrar em um consórcio. “É importante ler sempre, acumular provas da negociação e não acreditar em oferta milagrosa”, pontuou. 

 

4 – Contemplou e quitou

“Ser contemplado no consórcio não significa que você está isento do pagamento das parcelas. Por isso, anúncios de consórcio que dizem que, após ser contemplado, a dívida é quitada, são apenas uma cilada para atrair o consumidor para um grupo. Para não cair nesse tipo de golpe, só adquira cotas de administradoras autorizadas e com menos reclamações no site Reclame Aqui”, disse o titular da Decon.

A autoridade policial reitera o compromisso com o consumidor.  “Necessitamos que as vítimas de golpes de consórcios nos procurem e formalizem as ocorrências no prédio da Decon, situado nas dependências do 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na avenida Lourenço da Silva Braga com a rua Lima Bacuri, bairro Centro, zona sul da capital. Os canais de denúncia da unidade policial são: (92) 99962-2731 e 3214-2264”, concluiu Eduardo Paixão.   

NOTÍCIAS RELACIONADAS


Abrigo realiza café da manhã beneficente para arrecadar recursos

Abrigo realiza café da manhã beneficente para ar...


Arraial da Terceira Idade marca encerramento do primeiro semestre da FUnATI

Arraial da Terceira Idade marca encerramento do pr...


Teatro Amazonas recebe peça ‘Contrações’ neste fim de semana

Teatro Amazonas recebe peça ‘Contrações’ ne...


Polícia apreende cerca de 20 celulares de pessoas que estavam na casa de Flordelis

Polícia apreende cerca de 20 celulares de pessoas...


Oferta de mais 39 vagas de emprego no Sine Manaus

Oferta de mais 39 vagas de emprego no Sine Manaus...



Em São Paulo, prefeito defende modelo Zona Franca durante seminário da Folha

Em São Paulo, prefeito defende modelo Zona Franca...


Confiança do micro e pequeno empresário cai 9,4% desde o início do ano.

Confiança do micro e pequeno empresário cai 9,4%...


Garantido faz passagem de som no Bumbódromo nesta terça-feira (25)

Garantido faz passagem de som no Bumbódromo nesta...