Publicidade


Globo vai transmitir festival dos bois de Parintins


  • Compartilhar com:
  • Whatsapp
  • Email

Reunião realizada no fim da manhã desta quinta-feira, 2, na sede do Governo do Estado, pôs fim aos rumores sobre a volta da Rede Globo/TV Amazonas ao Festival Folclórico de Parintins.

A emissora vai transmitir a disputa dos bois-bumbás Garantido e Caprichoso.

Essa foi a decisão principal da reunião, mas os detalhes desse acordo ainda não foram revelados pelas partes. Essas partes em questão são os bumbás, o governo (organizador do festival), a TV Amazonas e a TV A Crítica, que monopolizava a transmissão desde 2013.

Com a confirmação dessa negociação, os bois voltam às telas da maior rede de TV do país, ainda que o sinal seja gerado apenas para a região.

Isso, portanto, ocorrerá após 11 anos. A Globo/TV Amazonas já transmitiu o evento. Inicialmente, durante seis anos, de 1994 a 1999.

Depois da Globo veio a TV A Crítica. Sob a bandeira da grade nacional da programação do SBT, a emissora amazonense transmitiu o festival de 2000 a 2007.

No ano seguinte, as diretorias dos bumbás encerraram esse contrato. A justificativa foi que o festival de Caprichoso e Garantido precisava ser melhor divulgado nacionalmente.

Ademais, a TV A Crítica, da Rede Calderaro de Comunicação, que possuía outros canais de televisão, rádios, jornal impresso e internet, sofria pressão do governo da época para perder o monopólio de transmissão.

E foi aí que entrou a TV Bandeirantes. A emissora paulista fez transmissões de 2008 e 2012.

Contudo, em 2013, eis que a TV A Crítica retoma o contrato do festival.

Naquele ano, três emissoras fizeram a transmissão: A Crítica, Tiradentes e Record News.

De lá para cá, por 11 anos, pois, a rede dos Calderaros monopoliza os direitos exclusivos das imagens geradas pelos bois e seus artistas na arena. E, de novo, não conseguiu nessa mais de uma década jogar o espetáculo em azul e vermelho para além dos muros do Amazonas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS